Empresas bilionárias brasileiras garantiram empréstimos baratos com banco do governo

Por Blake Schmidt.

O BNDES, banco de desenvolvimento do Brasil, vem discretamente apoiando empresas controladas por muitos dos bilionários do país.

Mais de duas dezenas das pessoas mais ricas do Brasil têm ações em empresas que receberam empréstimos ou investimentos do banco, sendo que grande parte daqueles que tomaram empréstimos conseguiu taxas abaixo da média de mercado pelo menos uma vez. A lista inclui a maioria dos brasileiros do Índice de Milionários da Bloomberg.
 

tabela_pag7

 
Detalhes dos empréstimos do banco – 320 bilhões de reais desde 2012, bem como 11,9 bilhões de dólares para empréstimos ao exterior desde 2007 – foram divulgados neste mês, mediante crescente pressão para que a entidade abra seus registros.

“Os subsídios do BNDES a grandes grupos não levaram, necessariamente, a maior investimento ou desempenho nos últimos anos”, disse Sergio Lazzarini, professor na escola de negócios de São Paulo Insper e coautor de um livro sobre o banco de desenvolvimento. “Ao expor dados específicos de empresas, o BNDES terá agora de justificar melhor por que o banco apoiou determinada companhia e a que custo.”

O banco disse que o objetivo dos empréstimos e investimentos é criar empregos para os brasileiros, e não apoiar indivíduos ricos. Novas regras estão sendo criadas para afastar as grandes empresas, que respondem por dois terços dos empréstimos do banco, das concessões de crédito do BNDES, oferecendo a eles incentivos para emitir títulos locais.

Uma decisão da Justiça, em 25 de maio, exigiu que os bancos estatais fornecessem aos auditores do governo detalhes sobre suas relações financeiras com a maior produtora de carne do mundo, a JBS, que é controlada por cinco filhos bilionários do fundador José Batista Sobrinho.

Um escândalo de corrupção na companhia estatal de petróleo Petrobras também colocou pressão sobre o BNDES para aumentar a transparência sobre os empréstimos feitos aos fornecedores citados na investigação. Os promotores abriram, no último mês, um inquérito preliminar para avaliar se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou suas conexões para persuadir o BNDES a conceder empréstimos a projetos do conglomerado Odebrecht em outros países, como Cuba, nos quais as taxas do BNDES chegaram a 4,4 por cento. Lula, o BNDES e a Odebrecht negaram irregularidades.

A maior parte dos bilionários cujas companhias tomaram empréstimos do BNDES no Brasil recebeu taxas abaixo das do mercado em pelo menos parte do financiamento, segundo dados, compilados pela Bloomberg, das informações divulgadas pelo banco em 2 de junho.

A Votorantim Cimentos recebeu um empréstimo de quatro anos, de múltiplos valores, com taxas que chegaram a 3 por cento em 2013 – um terço do custo de títulos locais de maturidade similar que a companhia emitiu no ano passado. De propriedade da família bilionária Ermírio de Moraes, a unidade de aço e metal da Votorantim também recebeu taxas de até 3 por cento para empréstimos, que totalizaram 560 milhões de reais.

Separadamente, o BNDES emprestou 1,2 bilhão de reais para a empresa de papel do grupo e detém 30 por cento de suas ações. Os membros da família Ermírio Pereira de Moraes e Maria Helena Moraes Scripilliti têm fortunas de 4,9 bilhões de reais cada. Um porta-voz da Votorantim não quis comentar.

O homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, tem participação na varejista Lojas Americanas, que recebeu 1,2 bilhão de reais em março de 2014. Ele divide o controle das Americanas com os sócios Carlos Sicupira e Marcel Telles, que ocupam o terceiro e quarto lugares na lista dos brasileiros mais ricos, segundo o índice da Bloomberg.

O bilionário Abilio Diniz tem uma participação de 635 milhões de dólares na varejista de alimentos BRF. A empresa recebeu um empréstimo de três anos, de 812 milhões de reais em 2012, a uma taxa de 2,5 por cento. Diniz, que é presidente do conselho, investiu na BRF em 2013. Em abril, a empresa aprovou planos para pegar mais empréstimos do BNDES. Um porta-voz da BRF afirmou que os empréstimos do BNDES representam apenas 3 por cento da sua dívida total.

A Globo, império de mídia controlado pelos três filhos bilionários do fundador Roberto Marinho, recebeu injeção de capital do banco, para sua unidade de TV a cabo, quando estava em apuros financeiros em 2002. A empresa não recebeu mais nenhum apoio desde então.

Entre as empresas de bilionários que receberam apoio do BNDES, segundo o site do banco, estão também a Camargo Corrêa, da família Camargo; a Rede D’Or São Luiz, de Jorge Moll; a Sucocítrico Cutrale, de José Luís Cutrale; a EMS, de Carlos Sanchez; o Grupo Boticário, de Miguel Krigsner; as Lojas Riachuelo; de Nevaldo Rocha; e a Natura Cosméticos, de Antonio Luiz Seabra.

Porta-vozes da EMS e da Natura disseram que os empréstimos dão base para suas pesquisas e inovações. Um porta-voz de O Boticário disse que os empréstimos apoiaram pequenos empreendedores, financiando suas expansões via franquias. Um porta-voz da Rede D’Or disse que os empréstimos representam 3 por cento da sua dívida. As outras empresas não quiseram comentar.

Agende uma demo.