Empresas enfrentam os desafios finais da transição da LIBOR, afirma pesquisa da Bloomberg

Após a cessação ou designação de não representação das LIBORs esterlinas, suíças e japonesas no final de 2021, as empresas e corporações de serviços financeiros estão em grande parte no caminho para uma transição bem-sucedida, de acordo com uma nova pesquisa da Bloomberg. No entanto, eles continuam a enfrentar desafios relacionados a operações, seleção de taxas alternativas e repapel de contratos existentes. A pesquisa, realizada em fevereiro de 2022, entrevistou 130 executivos de empresas e corporações de serviços financeiros em todo o mundo.

De acordo com os resultados, a transição do USD LIBOR está bem encaminhada, com 51% das empresas não negociando mais produtos indexados ao USD LIBOR, incluindo notas de taxa flutuante, swaps de moedas cruzadas e futuros de eurodólar.

A interrupção atrasada dos principais prazos de USD LIBOR até junho de 2023 deu às empresas tempo adicional para tomar decisões de transição em torno de instrumentos como derivativos USD LIBOR não compensados ​​centralmente e contratos herdados difíceis. Em termos de como lidar com derivativos não compensados ​​centralmente, as empresas estão divididas quanto à estratégia. Vinte e oito por cento das empresas indicaram que “não tinham certeza” de como lidar com esses derivativos antes da data de cessação, enquanto outros 13% ainda estavam formulando uma estratégia de transição. Além disso, 20% estão planejando uma mistura de repapel para equivalentes RFR e fallbacks ISDA, e 11% planejam deixar esses derivativos serem executados até o vencimento por meio de fallbacks ISDA.

As empresas ainda têm trabalho a fazer na transição da LIBOR, pois 50% dos entrevistados observaram que estão enfrentando desafios relacionados a sistemas e prontidão operacional. No entanto, está claro que as empresas fizeram progressos significativos em seus esforços de transição, pois uma pesquisa semelhante de junho a agosto de 2021 da Bloomberg e da Professional Risk Managers’ International Association (PRMIA), descobriu que 82% afirmaram que os sistemas e a prontidão operacional eram um obstáculo no momento. Os dados de fevereiro de 2022 mostram que os mercados provavelmente aprenderam com a transição da libra esterlina, franco suíço e iene japonês e avançaram em áreas críticas desde a pesquisa anterior, mas os problemas técnicos permanecem.

A reformulação de transações e acordos existentes continua sendo um desafio para 36% dos entrevistados, enquanto 45% indicaram dificuldade em escolher novas tarifas e convenções alternativas. Quinze por cento dos entrevistados observaram que o contato com o cliente e a negociação continuam sendo um desafio.

Os mercados de empréstimos também continuam a ver os efeitos da transição. Para empréstimos a prazo indexados à LIBOR, 63% das empresas indicaram que continuariam o processo de transição da LIBOR ao longo de 2022 e potencialmente no início de 2023. Quinze por cento disseram que seu cronograma para transições de empréstimos a prazo é “indeciso” e apenas 9% disseram que seu processo de transição já estava completo.

“Os dados mostram claramente que, embora a transição da LIBOR esteja avançando bem no geral, há mais trabalho a ser feito”, disse Jose Ribas, chefe global de soluções de risco e preços da Bloomberg. “Trabalhamos em estreita colaboração com os clientes em suas necessidades de transição e continuamos a fornecer soluções confiáveis, dados e análises robustos e as ferramentas certas para garantir que seus esforços de transição possam avançar sem problemas.”

A Bloomberg oferece um conjunto abrangente de soluções para dar suporte à transição da LIBOR. O Multi-Asset Risk System (MARS) da Bloomberg oferece suporte a preços e análises com base em uma variedade de taxas de referência alternativas (ARRs), incluindo taxas livres de risco (RFRs) endossadas pelo setor oficial, incluindo análise de cenários para determinar o impacto da transição para RFRs em portfólios. Os clientes licenciados podem baixar conjuntos de dados de fallback de segurança de caixa para ajudar a identificar a linguagem de fallback relevante para títulos vinculados à IBOR em seus portfólios. Os clientes também podem acessar os dados de referência de renda fixa, que fornecem termos e condições detalhados que suportam as novas estruturas e cálculos, e dados de ações corporativas. No Terminal, a Bloomberg oferece serviços de negociação de títulos à vista e derivativos referenciando RFRs. A Bloomberg também publica ajustes de prazo e spread para os fallbacks que o ISDA pretende implementar para determinados IBORs. Além disso, o BSBY, o Short-Term Bank Yield Index da Bloomberg, é uma série de taxas de referência prospectivas com prêmios de risco embutidos que mede o rendimento pelo qual bancos sistemicamente importantes acessam financiamento de atacado não garantido em dólares. Para obter mais informações, visite Bloomberg.com/Libor.

###

Agende uma demo.