Empresas farmacêuticas disputam pela liderança do mercado de US$ 44 bilhões para tratamento da obesidade

Artigo escrito por Nada Shalash e Santiago Hernandez.

Contexto

O valor da Eli Lilly e da Novo Nordisk cresceu quase 50% no ano passado, superando de longe o S&P 500 e o setor de saúde em geral, já que a dupla lidera o mercado em ascensão de tratamento da obesidade, previsto como o próximo grande sucesso no setor farmacêutico. A Lilly e a Novo são agora a segunda e terceira empresas farmacêuticas mais valiosas do mundo. A Lilly trocou de posição com a Johnson & Johnson pelo primeiro lugar durante a maior parte de junho – é a primeira vez que a J&J é substituída como a principal empresa farmacêutica em 15 anos. O crescimento da Eli Lilly e da Novo Nordisk foi impulsionado por avanços clínicos bem-sucedidos em uma série de medicamentos para dieta e obesidade. Desenvolvidos e lançados com sucesso originalmente no mercado de diabetes, a Lilly e a Novo mostraram que seus medicamentos, Mounjaro e Wegovy, respectivamente, proporcionam benefícios significativos para a perda de peso.

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O problema

A obesidade é a principal causa de morte nos EUA e está se tornando um problema crescente em outras economias em rápido desenvolvimento, como Índia e China. A Bloomberg Intelligence espera que o mercado de tratamento da obesidade atinja US$ 44 bilhões até 2030. Como resultado, a Lilly e a Novo estão correndo para colocar seus medicamentos no mercado e expandir sua distribuição, enquanto outras empresas, ansiosas para fazer parte do maior mercado em desenvolvimento, estão correndo para desenvolver produtos de tratamento da obesidade para adicionar aos seus portfólios.

Embora tanto a Tirzepatida da Eli Lilly quanto a Semaglutida da Novo tenham sido aprovadas para diabetes e tenham sido usadas por milhões de pessoas, apenas a Novo recebeu a aprovação da FDA para vender o medicamento com a indiciação de tratamento da obesidade, enquanto espera-se que a Lilly receba a aprovação do órgão até o final do ano. Apesar de ter recebido a aprovação oficialmente em junho, a Novo enfrentou dificuldades para ampliar sua cadeia de fornecimento para atender à demanda por seu medicamento para obesidade, chamado Wegovy, e teve que lidar com uma escassez constante, o que a levou a repensar seu lançamento no mercado internacional.

Enquanto isso, a Lilly, que aguarda a aprovação completa da FDA para vender a Tirzepatida, vendida com o nome comercial de Mounjaro, tem se esforçado para fortalecer seu pipeline de medicamentos para garantir que ele possa competir contra a Novo, que teve a vantagem de lançar primeiro, e também continuar relevante anos após o lançamento do Mounjaro. A empresa divulgou recentemente os resultados de um medicamento experimental para obesidade que produziu os resultados de perda de peso mais altos entre todos os tratamentos até agora. A Lilly também adquiriu a start-up de medicamentos para obesidade Versanis Bio por um valor estimado em até US$ 2 bilhões, apostando no medicamento experimental da start-up que pretende ajudar as pessoas a perder peso enquanto preserva a massa muscular.

Utilize a função MODL da Bloomberg para analisar os indicadores essenciais de desempenho das principais empresas farmacêuticas, como Eilly Lilly, Johnson & Johnson e Novo Nordisk, e compare os dados históricos e estimativas prospectivas de forma fácil. Veja as previsões dos analistas de como o Mounjaro, da Lilly, crescerá nos próximos 6 anos, já que é esperado que ele domine o mercado de obesidade ao lado do Wegovy, da Novo.

Conforme os medicamentos da Lilly e da Novo chegam ao mercado, outros players estão tentando entrar no que deve se tornar o maior mercado farmacêutico da década. A Pfizer, ansiosa para encontrar um negócio sustentável após o declínio da pandemia do COVID-19 e o sucesso de suas vacinas, está correndo para desenvolver um medicamento oral para tratar a obesidade que possa competir com os medicamentos da Lilly e da Novo, mas teve que interromper o desenvolvimento de um dos medicamentos por motivos de segurança. A Amgen e a Viking Therapeutics também estão no processo de desenvolvimento dos seus próprios medicamentos para tratar a obesidade, na esperança de oferecer medicamentos que tenham uma vantagem competitiva em relação aos da Lilly e da Novo. Enquanto isso, outras empresas farmacêuticas estão tentando se realocar no mundo pós-pandemia e desenvolver negócios sustentáveis. A Johnson & Johnson, por exemplo, desmembroussua divisão de saúde do consumidor e planeja simplificar seu portfólio para se concentrar em produtos de maior crescimento, como as ofertas oncológicas.

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