Energia eólica e solar devem quebrar recorde na américa latina em 2021

• Pandemia gerou forte queda em novas instalações de eólica e solar
• 2021 terá recorde de mais de 10GW em nova capacidade de geração

Figura 1: Adições de nova capacidade de geração de energia solar e eólica na América Latina, por país

Fonte: BloombergNEF. Nota: Adições de capacidade solar não incluem fotovoltaica de pequena escala.

Novas adições de capacidade de geração de energia eólica e solar irão se expandir em toda a América Latina em 2021, após um ano difícil em 2020. As expectativas da BloombergNEF são de que as novas instalações excedam 10 gigawatts (GW) pela primeira vez.

Uma recuperação mais ampla indica cerca de 30GW totais em novas adições até 2023, aumentando em dois terços a capacidade acumulada eólica e solar de grande escala, atualmente em 48GW.

O crescimento recorde deriva, em parte, da retração na atividade, à medida que a pandemia reduziu o desenvolvimento de projetos no ano passado, resultando em uma queda acentuada nas novas adições e interrompendo quatro anos de crescimento. Esse quadro foi agravado por mudanças regulatórias no México, um dos mercados mais importantes da região até então.

No entanto, o futuro dos quatro principais mercados da região deve ser muito diferente. A expectativa é de que Brasil e Chile tenham cenários muito positivos. A conclusão de projetos atrasados pela pandemia irá complementar um pipeline já robusto nesses países, graças a plantas relacionadas a leilões passados e acordos bilaterais de compra de energia. Por outro lado, a atividade no México e na Argentina pode diminuir ainda mais.

Agende uma demo.