Energias renováveis geram empregos para quase 10 mi de pessoas

Por Mahmoud Habboush.

A indústria de energia renovável empregava 9,8 milhões de pessoas no ano passado, 1,1 por cento a mais que em 2015, liderada pelo negócio de painéis solares fotovoltaicos, segundo o relatório anual sobre o setor da Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena, na sigla em inglês).

O crescimento perdeu força nos últimos dois anos, enquanto a categoria fotovoltaica solar, com 3,09 milhões de empregos, e o setor eólico mais do que dobraram seus respectivos números de empregados desde 2012, o primeiro ano avaliado, informou a Irena no relatório.

“A natureza dos empregos está mudando um pouco, com mais ênfase no lado de instalação, operação e manutenção”, disse Adnan Amin, diretor-geral da Irena, na quarta-feira, em entrevista, em Abu Dhabi. “Não é um crescimento tão rápido quanto o da manufatura, que foi bastante rápido porque o custo da tecnologia estava caindo e porque houve uma enorme explosão de equipamentos.”

O número de empregos continuará crescendo nos países em desenvolvimento, especialmente na Ásia, disse ele.

A seguir, alguns destaques do relatório:

Os empregos globais na indústria de energias renováveis aumentaram todos os anos desde 2012, sendo que o setor de painéis solares fotovoltaicos se tornou o maior segmento em empregos totais em 2016.

O setor de painéis solares fotovoltaicos empregava 3,09 milhões de pessoas, seguido pelo de biocombustíveis líquidos, com 1,7 milhão. O setor eólico tinha 1,2 milhão de empregados, um aumento de 7 por cento em relação a 2015.

Os empregos no campo de energias renováveis, excluindo energia hidrelétrica, aumentaram 2,8 por cento no ano passado, para 8,3 milhões de pessoas, sendo que China, Brasil, EUA, Índia, Japão e Alemanha são os mercados líderes em termos de empregos. Os países asiáticos responderam por 62 por cento dos empregos totais em 2016, contra 50 por cento em 2013.

Os empregos no setor de energias renováveis poderiam totalizar 24 milhões em 2030 considerando que mais países estão adotando medidas de combate às mudanças climáticas, afirmou a Irena.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.