Enfrentando a adversidade no mercado de FX: a tecnologia como sua bússola

Por Tod Van Name

O mercado de câmbio, maior mercado financeiro do mundo e que corresponde a US$5 trilhões por dia, está passando por um momento delicado. Vários fatores estão impactando a liquidez, principalmente as mudanças nas exigências dos balanços, forçando os bancos a reverem seu papel como fornecedores de liquidez. Incertezas sobre regulamentações e investigações de escândalos de manipulação de câmbio estão enfraquecendo o apetite pelo risco. O que os profissionais de FX podem fazer em condições adversas? A tecnologia fornece algumas respostas.

Não importa o que o mercado apresenta, os executivos do mercado de FX precisam de ferramentas para responder de forma apropriada em diversas condições. Agora, mais do que nunca, é vital que tesoureiros corporativos e gestores de ativos aprimorem o fluxo de trabalho, a transparência e best-execution. Hoje, a eficiência é extremamente importante, pois os profissionais de FX em todo o mundo estão sendo desafiados a fazer mais com menos recursos.

A automatização do fluxo de trabalho de FX inclui ferramentas para descoberta de preço confiável, apuração de saldo líquido, alocação de recursos, flexibilidade em métodos de execução e sistemas de processamento de transações (STP, na sigla
em inglês). Muitas mesas de negociação exigem soluções sofisticadas que incluem smart order routing, negociação algorítmica e análise de custo de transação. Equipes de middle office, back-office e compliance, precisam de ferramentas para aumentar a eficiência enquanto reduzem os riscos operacionais da captura de transação até a confirmação, correspondência e compensação.

Todas essas necessidades podem ser sanadas por meio de negociação eletrônica. Hoje, quase 75% das transações de FX são feitas eletronicamente, e esse valor continuará a aumentar à medida que novas tecnologias reduzem riscos e melhoram a eficiência e o desempenho. Até mesmo os mercados emergentes, que tradicionalmente fazem negociações por telefone, estão cada vez mais adotando a negociação eletrônica para melhorar a captura de negócios e a gestão de riscos.

Mudanças estruturais de mercado estão pressionando os resultados. Os investidores precisam ter acesso à uma ampla gama de fornecedores de liquidez para melhorar o sucesso na execução. Executivos de FX enfrentam ainda mais obrigações de negociação e reporting em várias jurisdições regulamentadas, enxugando o capital de TI, que poderia ser usado para expandir os serviços e produtos para os clientes.

A Bloomberg está antecipando a necessidade de nossos clientes para atender às demandas do mercado, enquanto aumenta a transparência. A empresa desenvolve novas ferramentas de compliance para fornecer suporte em tempo real para monitoramento de transações, tanto intrafirma, como entre clientes e operadores de vendas. E a FXGO da Bloomberg – uma plataforma de e-trading no Bloomberg Professional Service (Terminal) – oferece acesso a mais de 500 entidades, proporcionando amplo e profundo acesso à liquidez.

Nós também somos a favor ao Código de Conduta Global de FX, que tornará claro qual é o comportamento aceitável do mercado, criando ferramentas de conformidade para ajudar nossos clientes a fornecerem verificação.

Todas estas mudanças são projetadas para dar ao mercado o que ele precisa – mais eficiência, transparência e melhor execução – bons resultados a todos os envolvidos.

Nota: Van Name é chefe da Bloomberg {FX }, sua plataforma de e-trading para FX e Commodities OTC. Seus comentários seguem a sua recente participação na TradeTech USA. Para mais informações sobre as soluções de FX da Bloomberg, visite https://www.bloomberg.com/professional/foreign-exchange/

Agende uma demo.