ESG: desmistificando a regulamentação a partir de dados abrangentes

A Bloomberg recebeu o prêmio de Most Innovative ESG Data Solution (provedora de dados ESG mais inovadora) na premiação Innovation Awards 2022 do A-Team Group. A premiação destaca projetos e equipes inovadoras em comunidades de fornecedores e profissionais que utilizam tecnologias novas e emergentes para oferecer soluções de alto valor para instituições financeiras no mercado de capitais.

A Solução de dados ESG da Bloomberg foi selecionada como vencedora pelo conselho consultivo independente e altamente experiente da A-Team em colaboração com a equipe editorial da A-Team.

Rokhsana Saddighzadeh, gerente global de produtos para regulamentação financeira sustentável da Bloomberg, explica por que e como a solução de dados ESG da empresa foi criada, quais são as tecnologias envolvidas e os benefícios que ela pode trazer. Além disso, Rokhsana faz considerações sobre o desenvolvimento dos próximos passos.

Vá além das suas metas e aumente sua rentabilidade
Conheça o Assessor dos Assessores de Investimentos

A-Team — Quais problemas a Bloomberg identificou no mercado de capitais que exigiam soluções inovadoras?

Rokhsana — A regulamentação para divulgação regulatória ESG  tem se tornado rapidamente uma realidade para as empresas de serviços financeiros à medida que elas desenvolvem seu compliance. A UE está liderando o espaço regulatório de ESG com a Sustainable Finance Disclosure Regulation (SFDR, na sigla em inglês) e a Taxonomia da UE, visando apoiar o investimento em sustentabilidade e evitar o greenwashing.

A regulação é complexa, expansiva e difícil de acompanhar, pois ainda é um trabalho em progresso, com datas escalonadas para começar a vigorar. As enormes quantidades de tecnologias e dados necessários para o compliance representam desafios expressivos para as empresas de serviços financeiros. Nós identificamos esses desafios como um impasse para os clientes, para o qual a Bloomberg pode fornecer uma solução inovadora.

A-Team — O que despertou o interesse da empresa nessa área do mercado?

Rokhsana — A Bloomberg tem um interesse duplo ao criar soluções para a regulamentação ESG: atender tanto às necessidades regulatórias quanto às dos clientes. A empresa oferece soluções para uma ampla variedade de regulamentações globais e trabalha nessa área há mais de uma década; sendo assim, modelar dados para as regulações ESG é seguir um curso natural para nós.

Ademais, a regulamentação ESG é uma prioridade para os nossos clientes, portanto, também é para nós, e estamos trabalhando juntos nesta jornada regulatória.

A-Team — Como a Bloomberg abordou a questão de compliance com a regulamentação ESG?

Rokhsana — Há duas considerações fundamentais acerca da implementação da regulamentação ESG. Em primeiro lugar, a Bloomberg certifica-se de que nossos especialistas estejam familiarizados com as mais de 1.000 páginas da Taxonomia da UE, pois temos o compromisso de estarmos aderentes aos textos regulatórios. Da mesma forma, jamais trabalhamos isoladamente; a empresa firma parcerias com clientes, reguladores e outros especialistas do setor que são parte essencial do processo de desenvolvimento de produtos. Usamos essa abordagem para satisfazer às exigências regulatórias e às necessidades do mercado.

A-Team — Quais são os benefícios da solução de dados ESG da Bloomberg?

Rokhsana — A Bloomberg oferece soluções de dados que atendem aos requisitos da Taxonomia da UE e da SFDR. Para a Taxonomia da UE, oferecemos dados divulgados pelas empresas. No entanto, esse é um recurso limitado, uma vez que a divulgação de informações corporativas ainda está em evolução. Assim, utilizamos também nossos amplos dados fundamentais para criar estimativas de até 45.000 empresas. Essa abordagem preenche as lacunas dos dados informados da Taxonomia da UE, e proporciona às instituições financeiras um melhor entendimento dos perfis ESG das empresas quanto a investimento e empréstimos.

Para a SFDR, a Bloomberg ajuda as empresas de investimento com a tarefa desafiadora de divulgar os indicadores do Principle Adverse Impact (PAI), para o qual muitas empresas atualmente não compartilham dados significativos. A Bloomberg mapeia esses requisitos do PAI para nossos dados ESG em 12.600 empresas de todo o mundo.

Outro componente-chave da avaliação da SFDR é entender a pegada de carbono de um portfólio. A Bloomberg fornece uma combinação das emissões de carbono informadas e estimadas por mais de 50.000 empresas globais públicas e privadas, com informações datando desde 2010. O modelo de machine learning próprio da Bloomberg aproveita mais de 800 pontos de dados para estimar as emissões de Escopo 1 e 2 no nível da empresa para aquelas que não divulgam informações, enquanto o Escopo 3 concentra-se em determinados setores da indústria. Além disso, o modelo de estimativa de emissões de GEE da Bloomberg atribui a cada estimativa uma pontuação de distribuição e confiança, indicando a qualidade e a disponibilidade dos dados. Essa abordagem permite o uso de estimativas mais conservadoras, incentivando a divulgação.

Ao ir além dos dados informados pelas empresas, as soluções de dados regulatórios ESG da Bloomberg oferecem aos clientes o benefício de um maior insight sobre os perfis ESG das empresas e sobre o quão “verdes” são seus próprios investimentos, permitindo que eles tomem decisões mais bem informadas.

A-Team — Como vocês planejam desenvolver a solução ao longo do próximo ano?

Rokhsana — Nossos planos para o ano que vem possuem três pontos principais. A prioridade será alinhar nossas soluções de dados com as exigências regulatórias em constante evolução. Por exemplo, a UE recentemente publicou um projeto de lei que prevê a inclusão de energia nuclear na Taxonomia. Caso ele seja aprovado, nós então ajustaremos nosso modelo de dados, garantindo aos clientes que nossas soluções continuem aderentes às exigências regulatórias em progresso.

Este é apenas o começo da jornada regulatória ESG e, sem dúvida, outras regulamentações surgirão pelo mundo. A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) já está desenvolvendo uma estrutura de divulgação de sustentabilidade, e o Banco Central Europeu (BCE) se dedicando a mitigar riscos climáticos. A empresa visa manter-se um passo à frente de regulamentações como essas.

Por fim, continuaremos a construir uma base sólida para o compliance, amparada por dados ESG corporativos consistentes vinculados aos dados fundamentais existentes das empresas, tal como dados de referência, dados de pesquisa, dados de preços etc. O ESG deve tornar-se uma extensão da estratégia de dados atual das empresas, para cumprir com os regulamentos em evolução, mitigar riscos e atender à demanda dos investidores.

A-Team — O que a conquista deste prêmio de inovação significa para a Bloomberg?

Rokhsana — A Bloomberg trabalha na área de conformidade regulatória há muitos anos. Está em nosso DNA fornecer soluções de dados para auxiliar clientes com o compliance, receber insights e desfrutar de mais eficiência.

Este prêmio de inovação do A-Team Group reconhece o trabalho e a capacidade da Bloomberg de atender às demandas de divulgação de ESG.

 

Artigo reproduzido da A-Team Insight.

Agende uma demo.