Está mais difícil obter recompensa de cartão de crédito nos EUA

Por Ben Steverman.

O Citigroup acaba de divulgar uma versão atualizada de seu cartão de crédito premium, o Citi Prestige. O novo cartão é feito de metal — assim como o de seus concorrentes diretos, o Chase Sapphire Reserve e o American Express Platinum — e vem com vantagens atraentes, incluindo noites grátis em hotéis, um crédito anual de US$ 250 em viagens aéreas e um bônus de inscrição de 75.000 pontos que, segundo o Citi, vale US$ 935 em viagens aéreas.

Mas há um porém: para conseguir esses 75.000 pontos o titular deve gastar US$ 7.500 no cartão nos três primeiros meses.

Trata-se de um forte aumento em relação ao mínimo anterior do Prestige, de US$ 4.000 no mesmo período. O Citi, maior emissor mundial de cartões de crédito, não é o único banco que está tornando mais difícil a qualificação para o bônus de inscrição. Quando a American Express relançou seu cartão Platinum, em março, o requisito mínimo de gastos subiu de US$ 3.000 para US$ 5.000.

Gastar alguns milhares de dólares por mês em um cartão não é problema para os clientes ricos e viajantes que são o público tradicional dos cartões premium. Mas é um peso muito maior para os clientes mais jovens que recentemente vêm migrando para os cartões.

“Isso reduzirá consideravelmente o tamanho do público que seria receptivo a esse cartão”, disse Matt Schulz, analista sênior da CreditCards.com. “É provável que esse seja o motivo.” O requisito mínimo de gastos mostra quem está na mira do Citi para a nova oferta, disse ele, e “claramente não é o titular de cartão de crédito médio”.

Uma porta-voz do Citi preferiu não comentar sobre o requisito de gastos do Prestige.

Quando o Chase lançou seu cartão Sapphire Reserve, no ano passado, com um bônus de inscrição de 100.000 pontos, o produto fez tanto sucesso entre os consumidores que o banco ficou temporariamente sem o metal para produzir os cartões. Essa popularidade, no entanto, veio com um custo de curto prazo: Jamie Dimon, CEO do JPMorgan Chase, disse que as vantagens dos cartões acabaram reduzindo o lucro do banco no quarto trimestre em US$ 300 milhões.

O novo cartão do Chase desencadeou uma guerra de recompensas entre os maiores bancos dos EUA, cada um deles competindo por clientes com vantagens mais generosas. O U.S. Bancorp lançou em maio um cartão de recompensas premium, o Altitude Reserve. Após relançar o Amex Platinum, a American Express afirmou que gastou US$ 1,9 bilhão em recompensas no segundo trimestre, maior valor em pelo menos nove anos, e que ganhou 2,7 milhões novos titulares de cartão.

Frank Leppar, 30, seria um forte candidato ao Citi Prestige. Blogueiro do Loophole Travel e diretor de tecnologia de um distrito escolar, Leppar adora viajar e construiu uma poupança de pontos de recompensa de outros cartões. Mas Leppar e sua esposa, que trabalha no Judiciário, têm “renda de classe média”, disse, por isso ele está cauteloso em relação ao requisito de US$ 7.500 em gastos do Prestige.

Mesmo assim, ele está tentado. Ele já tem o Amex Platinum e o Chase Sapphire Reserve. “Para quem viaja mais ou menos regularmente, ambos os cartões se pagam com bastante rapidez”, disse ele.

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