Estratégia de momento vai melhor que a de valor de Buffett para os tempos de bonança

Por Jorge Xavier de Oliveira e Ralph Cope.

Aplicar os princípios de investimento em valor de Warren Buffett ao mercado brasileiro teria rendido bons resultados durante os últimos 15 anos, superando drasticamente o retorno do índice Bovespa. No entanto, essa estratégia teve um desempenho inferior durante os últimos cinco anos, levantando questionamentos se a abordagem de Buffett não funciona mais no maior mercado acionário da América Latina.

Desde 2013, a economia do Brasil se deteriorou em meio à crescente inflação e ao aumento das taxas de juro, que foram muito desfavoráveis ao mercado de ações.

O investimento em valor não foi capaz acompanhar o Índice Bovespa durante os anos de baixa, com base em análise do Índice S&P/Bovespa Valor Aprimorado. O índice inclui as ações previstas para ter valorizações atrativas com base nos critérios valor contábil/preço, lucro/preço e valor de venda/preço.
 

tab5_pag3

 
Quando as ações estão sendo negociadas em baixa, a melhor estratégia de investimento tem sido esperar pelo melhor momento, na qual os investidores olham para movimentos recorrentes positivos ou negativos de preços antes de comprar ou vender ações. A estratégia é baseada na análise do Índice S&P/Bovespa Momento, que inclui ações que apresentem persistência em termos de desempenho relativo, medido pelo critério de momento de preço ajustado pelo risco.

Durante o ciclo de mercado em baixa, de novembro de 2013 a março de 2014, o mercado caiu cerca de 20 por cento. De setembro a dezembro de 2014, houve um retorno negativo de 25 por cento. Em ambos os períodos, a carteira de momento bateu a de valor.
 

tab6_pag3

 
O investimento do valor parece funcionar melhor em um mercado claramente em alta, por exemplo, de março a setembro 2014, quando a Bovespa saltou 31 por cento. Naquela época, o valor foi melhor do que o momento, mas ainda aquém do Índice Bovespa.

Agende uma demo.