Exportações de soja indicam quebra do recorde alcançado em abril

Por Julio Aparecido.

Histórico

A soja e seus subprodutos são as mercadorias agrícolas mais comercializadas no mundo, representando mais de 10 (%) do valor total do comércio agrícola global.

Um dos principais fatores do crescimento da demanda por soja é o aumento de renda, que acarreta aumento do consumo de carne em locais como a China. Mais de 85 por cento da soja do mundo é processada em alimentos, usados, principalmente, como alimento de gado e óleo. A China triplicou suas importações de soja desde 2005.

A questão

O Brasil é o maior exportador mundial de soja, enquanto a China é o importador líder. Os Estados Unidos são, atualmente, o maior produtor de soja, mas espera-se que o Brasil assuma este posto no período de cultivo de 2016-2017.

As importações chinesas de sementes oleaginosas de soja saltaram 36 por cento em março, se comparadas com o ano anterior, e espera-se que a demanda cresça.

Em abril, o Brasil quebrou seu recorde de exportações mensais de soja ao embarcar 10 milhões de toneladas métricas. Estima-se que o número de embarques de maio supere o recorde de abril, e os embarques mensais devem crescer quando a colheita tiver terminado.

Acompanhamento dos embarques agrícolas e tráfico de navios

Use as ferramentas Bloomberg para acompanhar os embarques de soja do Brasil para a China.

6.10

Agende uma demo.