Facebook testa ferramenta para estimular assinaturas de jornais

Por Gerry Smith.

O Facebook planeja testar uma ferramenta para gerar mais assinaturas diretamente de seu aplicativo, dando um possível impulso a veículos de comunicação como New York Times e Washington Post.

“Nossos parceiros identificaram sistematicamente o apoio aos modelos de negócio por assinatura como prioridade máxima”, informou o Facebook na quinta-feira. “As assinaturas não têm um modelo padronizado e estamos trabalhando em estreita colaboração com vários parceiros de todo o mundo para definir uma possível solução.”

A iniciativa do Facebook poderia oferecer um benefício muito necessário aos jornais e revistas, que estão mais concentrados em ampliar as assinaturas em um momento de queda das receitas com publicidades impressas e em um cenário de anúncios digitais dominado por Facebook e Google.

A nova função seria incluída no programa Artigos Instantâneos do Facebook, no qual os veículos publicam notícias que podem ser lidas diretamente no site da rede social em vez de enviar o usuário ao site do próprio veículo.

Mas o esforço é dificultado pelo fato de os veículos de comunicação terem modelos diferentes e permitirem distintas quantidades de textos gratuitos antes de cobrar aos leitores.

A ferramenta de assinatura também poderia diminuir o temor das empresas de mídia de que o programa Artigos Instantâneos do Facebook, criado em 2015, seja uma ameaça para seus negócios. Para carregar os textos mais rapidamente nos telefones, o Facebook hospeda textos em seu próprio site em vez de encaminhar os leitores aos sites dos veículos de comunicação, onde podem promover assinaturas e coletar dados valiosos. Alguns veículos reduziram o uso dos Artigos Instantâneos devido à dificuldade de lucrar com a ferramenta.

No início da semana, o Facebook anunciou um novo instrumento para que os veículos comparem o desempenho on-line de seus textos lidos por meio da ferramenta Artigos Instantâneos e em seus próprios sites para dispositivos móveis. Os veículos estão recebendo mais de US$ 1 milhão por dia por meio do programa Artigos Instantâneos, informou o Facebook.

Nesta quinta-feira, o Facebook anunciou também que está testando formas de ajudar as pessoas a descobrirem notícias locais em sua plataforma e facilitando a denúncia de notícias falsas. A empresa foi criticada pela falta de empenho no combate à disseminação de notícias falsas, especialmente relacionadas à eleição presidencial dos EUA.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.