Fiasco da Petrobras Corrói a Fé em Emissores Estatais

Por Ralph Cope.

Títulos emitidos pelas estatais da América Latina têm tradicionalmente transacionada próximo à dívida do governo, com garantia de preço implícita pelo mercado. Banqueiros muitas vezes comercializam essas dívidas com a mesma eficiência do risco soberano, com semelhante liquidez, mas um pouco de excesso de spread.

No entanto, desde que o escândalo de corrupção entrou em erupção na gigante estatal de petróleo Petrobras, a confiança nos soberanos da América Latina parece ter desmoronado.

No Brasil, a curva de rendimentos da estatal Eletrobras ampliou em 4,4 por cento no curto prazo durante os últimos seis meses e 3,4 por cento no longo prazo. No mesmo período, a curva do governo foi de 1,3 por cento e 1,6 por cento no longo e no curto prazo, respectivamente.
 

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O mesmo é verdade para a Pemex no México e Ecopetrol na Colômbia. Ambas petrolíferas estatais têm sido duramente atingidas pela queda de preços mundiais de 25 por cento ao longo dos últimos seis meses, mas eles também tiveram um desempenho inferior aos títulos do governo.

Os rendimentos da Ecopetrol em um ano subiram 1,5 por cento, enquanto os rendimentos de 10 anos subiram 1,4 por cento nos últimos seis meses. O equivalente do governo ampliou 0,25 por cento e 0,46 por cento em relação ao mesmo período nas mesmas partes da curva.
 

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Rendimentos da Pemex ganharam 1,1 por cento e 0,8 por cento nas extremidades curtas e longas, respectivamente, enquanto a curva soberana movimentou-se apenas 0,1 e 0,3 por cento.

Para ficar claro, a Pemex tem seus próprios problemas. Em 25 de agosto, Moody’s disse que está considerando cortar a classificação A3 da empresa em meio à preocupação de aumento a dívida nos próximos anos “muito acima dos níveis histórico em um momento em que a produção está estagnada e rentabilidade e fluxo de caixa são muito fracos.”

No entanto, no passado, os investidores pareciam mais disposto a desculpar soluços da empresa, vendo a maioria dos soberanos como os também estratégicos do governo não suportarem. Esses anos o risco de quebra põe em cheque o pressuposto de que qualquer um destes títulos emitentes sejam grandes demais para o governo deixar deslizar em default.

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