Foco: Dividendos

Por Deirdre Fretz.

Com a contração do PIB do Brasil e o crescimento mais lento projetado para outras economias da América Latina, as empresas vão cortar dividendos, de acordo com analistas consultados pela Bloomberg. Aqui estão as empresas incluídas no Ibovespa do Brasil, IPSA do Chile, IGBC da Colômbia e Índices MexBol do México, que estão atualmente previstas para cortar os pagamentos de dividendos anuais.
 

tab1_pag9

 

Analistas veem 17 empresas brasileiras cortando dividendos

Este artigo foi escrito por Ney Hayashi e Denyse Godoy, e foi publicado originalmente no Bloomberg Brief | Latin América.

tab2_pag9

 
Se os investidores precisam de outra razão para evitar o mercado de ações do Brasil, aqui está: analistas preveem que 17 empresas brasileiras vão cortar seus dividendos neste ano em relação aos seus últimos pagamentos anuais. Isso representa 35 por cento das companhias listadas na Ibovespa que possuem previsão de dividendos compiladas pela Bloomberg. Apenas a Colômbia tem uma taxa maior, em 50 por cento.

Os analistas ouvidos pela Bloomberg preveem que sete empresas peruanas vão aumentar os seus dividendos anuais neste ano e nenhuma vai cortar o pagamento. “As empresas que estão cortando os pagamentos querem economizar recursos para enfrentar um ambiente econômico mais difícil”, disse Rodrigo Furtado, que auxilia na gestão de dois fundos de dividendos que possuem 160 milhões de reais sob gestão da XP Investimentos, disse em entrevista por telefone do Rio de Janeiro.

Agende uma demo.