Fórum Latino-Americano de Prefeitos do C40 mostra a liderança da região nas ações climáticas globais

20 prefeitos da América Latina aderem ao Pacto Global de Prefeitos. 20 cidades globais do C40 comprometem-se a buscar ônibus limpos.

Hoje, prefeitos latino-americanos reuniram-se em Buenos Aires, no Fórum Latino-Americano de Prefeitos do C40, para demonstrar liderança na luta global contra as mudanças climáticas. O prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, o prefeito de Cidade do México, Miguel Ángel Mancera, e o ex-presidente do México e Presidente da Comissão Mundial sobre a Economia, Felipe Calderón, juntam-se ao Presidente do C40 e prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para anunciar a Declaração de Intenções para Ônibus Urbanos Limpos e uma Declaração das Cidades da América Latina sobre o Pacto Global de Prefeitos, que é o maior esforço de cooperação mundial entre prefeitos para combater as mudanças climáticas globais e seus efeitos.

“Ao tomar essas medidas decisivas aqui, hoje, as cidades latino-americanas estão liderando a condução de ações urbanas que reduzem as emissões de gases de efeito estufa e os riscos climáticos, enquanto promovem saúde, bem-estar e oportunidades econômicas aos cidadãos”, disse o presidente do C40 e prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes . “Os prefeitos, através de redes como o C40, estão aprendendo uns com os outros, trocando idéias e acelerando, assim, a ação local efetiva. O evento de hoje é uma prova dessa tendência promissora.”

As cidades latino-americanas têm um enorme potencial para reduzir as emissões de gases do efeito estufa – uma pesquisa do C40 indica que, juntas, elas poderiam reduzir as emissões em 2,500 toneladas métricas de CO2 até 2030, ou o equivalente a 526 milhões de carros fora das estradas.

Declaração das cidades da América Latina sobre o Pacto Global de Prefeitos

No primeiro compromisso regional desse tipo, 20 cidades da América Latina – incluindo 9 cidades do C40 – assinaram uma Declaração sobre o Pacto Global de Prefeitos, que é o maior esforço cooperativo do mundo entre os líderes de cidades para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, acompanhar o progresso e preparar-se para os impactos das mudanças climáticas. Os parceiros de organização do Pacto – incluindo o Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e UCLG – Cidades e Governos Locais Unidos – encorajam cidades do mundo a se juntarem ao Pacto Global de Prefeitos antes das negociações climáticas da ONU em Paris em dezembro, e parabeniza as cidades latino-americanas por demonstrarem liderança e compromisso com esse esforço.

A lista completa de assinaturas inclui:

Cidades do C40: Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Curitiba, Lima, Cidade do México, Quito, Rio de Janeiro, São Paulo
Cidades fora do C40: Assunção, Belo Horizonte, Cali, Córdoba, Fortaleza, La Paz, Panamá, Santiago, São Domingo, Tegucigalpa, Valparaíso

“Esse Fórum vem em um momento crítico do desenvolvimento urbano na América Latina”, disse o prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, que sediou o Fórum. “Os prefeitos daqui estão reconhecendo que eles podem desempenhar um papel fundamental em toda a região e internacionalmente, mas devemos continuar a estabelecer metas climáticas agressivas e perseguir os nossos objetivos. Se trabalharmos juntos, as cidades latino-americanas têm a contribuir enormemente para a luta climática global, ao mesmo tempo em que melhoram a vida dos nossos cidadãos. ”

O Pacto Global de Prefeitos é projetado para reconhecer e incentivar ações climáticas de nível municipal, além de unir esforços através de um processo consistente e transparente de relato das emissões públicas. Ao se comprometer com o Pacto, a cidade precisa estabelecer um inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), usando o novo padrão de ouro GPC, que calcula as emissões em escala municipal e, em seguida, usar essa avaliação como apoio para se preparar para os efeitos das alterações climáticas. Isso inclui a identificação de riscos e vulnerabilidades específicas da cidade e a criação de um plano de ação climática que inclua metas de redução ou adaptação de emissões.

“As cidades em toda a América Latina estão fazendo um trabalho inteligente para melhorar a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, diminuir a emissão de carbono, em muitos casos encontrando novas maneiras de expandir o transporte de massa”, disse o enviado especial da ONU para Cidades e Mudanças Climáticas e Presidente do Conselho do C40, Michael R. Bloomberg . “Entrar no Pacto Global de Prefeitos é mais um importante passo para as cidades da América Latina, porque ele vai ajudá-las a definir metas climáticas claras, medir o progresso e compartilhar as melhores práticas com o resto do mundo. Com a Conferência sobre Mudança Climática da ONU, em Paris, no final do ano, as cidades da região estão mostrando liderança em um momento importante.”

“Cidades do mundo todo uniram forças e estão buscando a liderança na luta contra as perigosas alterações climáticas”, disse Felipe Calderón , ex-presidente do México e Presidente da Comissão Global de Economia. “Pouco mais de 700 das maiores cidades do mundo poderiam reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 1,5 bilhão de toneladas por ano, através da construção de melhores sistemas de transporte e ao evitar a expansão urbana. Ao assinar o novo Pacto Global de Prefeitos, hoje, os prefeitos não apenas comprometem-se a acelerar a transição para uma economia de baixa emissão de carbono e mais resiliente, transformando o potencial das grandes cidades de reduzir as emissões em uma realidade – eles também estão fornecendo um exemplo concreto para seus governos nacionais seguirem na Conferência do Clima em Paris no final do ano.”

Declaração de Intenções do C40 para Ônibus Urbanos Limpos

Prefeitos de 20 cidades do C40 – incluindo as cidades latino-americanas de Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Curitiba, Cidade do México, Quito, Rio de Janeiro e Salvador – assinaram a Declaração do C40 de Intenções para Ônibus Urbanos Limpos, divulgado hoje no Fórum Latino-Americano de Prefeitos do C40. Esta Declaração foi criada coletivamente pelas cidades da Rede C40 de Veículos de Baixa Emissão, e demonstra um compromisso das cidades do C40 em reduzir as emissões e melhorar a qualidade do ar através da introdução de ônibus de baixa e zero emissões em suas frotas. A Declaração é um chamado para que fabricantes globais, operadores de transportes públicos, empresas de leasing, bancos multilaterais de desenvolvimento e outras agências de financiamento apoiem as ambições das cidades em descarbonizar o transporte coletivo urbano.

Essas cidades representam frotas de 114.655 ônibus em todo o mundo até 2020 – se todos estes fossem substituídos por ônibus com emissões zero, a redução de emissões seria equivalente a 1,78 milhões de toneladas anuais. Essas cidades estão pedindo urgentemente apoio para superar os custos e a falta de financiamento que servem como barreiras à contratação em massa de ônibus de baixa emissão, hoje.

“Cidades latino-americanas são amplamente reconhecidas como líderes mundiais no setor de transporte urbano”, disse o prefeito de Cidade do México, Miguel Ángel Mancera. “A implementação e promoção de sistemas limpos de transporte de massa nas cidades não só reduz as emissões e melhora a qualidade do ar, mas também tem o potencial de melhorar a qualidade de vida e inclusão social, conectando pessoas a oportunidades econômicas.

Além das cidades da América Latina, cidades do C40 na África, Ásia, Europa e América do Norte mostram apoio através da Declaração, pedindo menores custos em ônibus com baixas emissões.

A lista completa de cidades do C40 que assinaram a Declaração de Intenções do C40 para Ônibus Urbanos Limpos inclui:

África: Addis Ababa, Cape Town, Johanesburgo, Tshwane
Europa: Copenhagen, Londres, Madrid, Oslo, Varsóvia
América Latina: Bogotá, Buenos Aires, Curitiba, Cidade do México, Rio de Janeiro, Salvador
América do Norte: São Francisco
Leste da Ásia: Seoul
Sudeste da Ásia: Jakarta

Outras cidades da América Latina que não fazem parte do C40 expressaram apoio à Declaração de Ônibus Limpos:

Assunção, Belo Horizonte, Córdoba, Fortaleza, La Paz, Santo Domingo e Tegucigala.

Essa Declaração é o primeiro passo na corrida por um transporte mais limpo, e as cidades que assinaram agora convidam fabricantes e agências de financiamento a responderem a essa Declaração, apoiando-os em um movimento global em direção à ônibus de baixas emissões.

Pesquisa do C40 mostra que nossas cidades-membro estão realizando mais de 1,5 mil ações climáticas apenas no setor de transporte, com dois terços de ações de transporte em massa relacionadas a ônibus. A América Latina tem muitos examples de sistemas de BRT, de sucesso, incluindo o Metrobus em Buenos Aires, a Transoeste, no Rio, e o TransMilenio, em Bogotá.

Sobre o Grupo C40 de Grandes Cidades pela Liderança Climática

O grupo C40 de Grandes Cidades pela Liderança Climática (C40) é uma rede de grandes cidades do mundo todo, engajadas e comprometidas a implementar ações significativas e sustentáveis relacionadas ao clima, que ajudarão a confrontar a mudança climática globalmente. O C40 foi estabelecido em 2005 e expandido através de uma parceria com a Clinton Climate Initiative (CCI) em 2006. O presidente atual do C40 é o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O 108º prefeito da Cidade de Nova York, Michael R. Bloomberg, é presidente do Conselho. Para saber mais sobre o trabalho do C40 e de nossas cidades, visite http://www.c40.org.

Agende uma demo.