Fundamentos do Brasil apontam para um spread maior do CDS

Por Marco Maciel

O Brasil precisa reduzir agressivamente o seu déficit orçamentário primário antes de pagamentos de juros para o spread de cinco anos de CDS permanecer abaixo de 400 pontos base, de acordo com análises dos economistas da Bloomberg Intelligence.

O panorama político pode ter causado a queda do CDS, mesmo em meio à deterioração da situação fiscal, o que pode explicar a maior parte das mudanças nos preços nos últimos dois anos. Uma vez terminada a saga do impeachment, os fundamentos terão novamente a maior influência sobre o caminho do spread do CDS.

O país precisa eliminar seu déficit fiscal primário no próximo ano para que o CDS permaneça abaixo de 400 pontos base, de acordo com um modelo criado pelo BI Economics, para prever o valor justo para os contratos.

Os CDS de cinco anos diminuíram para cerca de 340 pontos base na primeira quinzena de abril de mais de 500 pontos base em fevereiro. A maior probabilidade de impeachment da presidente Dilma Rousseff é responsável por pelo menos 60% de queda, de acordo com os modelos de BI, que correlacionam o número de menções diárias de impeachment em um histórico de notícias de novembro 2014 a abril de 2016 e o spread de CDS do Brasil, distribuídos pelo mesmo período.
 

01-1

 
A perspectiva política tem ajudado a estreitar o CDS com os investidores apostando que um novo governo iria cortar gastos para melhorar a capacidade do país de pagar sua dívida. A propagação do CDS do Brasil está inversamente relacionada com o saldo fiscal primário, que é usado como um proxy para solvência.

Essa relação fortalecida após o primeiro semestre de 2014, quando a economia começou a deteriorar-se e o governo federal relaxou sua política fiscal através de isenções fiscais e aumento de gastos. O déficit antes do pagamento de juros foi de 0,4% do PIB em 2014, de 2% em 2015 e é provável que seja de 1,8% em 2016.

A regressão linear sugere que o déficit primário explica 70% da variação nos CDS de cinco anos a longo prazo, enquanto que um modelo não-linear implica 79%.

O governo terá de aumentar os impostos e reduzir gastos para eliminar o déficit primário, que analistas consultados pelo Banco Central preveem que ultrapasse 1% do PIB em 2017, para o CDS de cinco anos permanecer abaixo de 400 pontos-base, de acordo com um teste econométrico com base nas correlações.
 

Agende uma demo.