Futuros de dividendos ganham espaço à medida que os choques inflacionários continuam

Os especialistas de mercado da Bloomberg Lisanne van Maanen, Javier Manso Polo e Michael Maxwell contribuíram para este artigo. Originalmente publicado no Terminal Bloomberg.

Contexto

Os futuros de dividendos europeus podem oferecer aos investidores uma forma de se beneficiar da recuperação dos lucros sem a exposição ao risco de queda dos preços das ações impulsionadas pelo aumento da inflação. Contratos com pagamentos em 2022 da BMW AG, Stellantis NV e Daimler AG mais do que dobraram este ano.

As montadoras resistiram a uma crise na cadeia de fornecimento este ano ao priorizar seus modelos mais lucrativos e aumentar os preços com a atenuação da pandemia que abriu as portas para a demanda reprimida. No longo prazo, as montadoras podem se beneficiar da grande parcela dos pacotes de estímulos globais concentrados na promoção de veículos elétricos.

Conheça nossas outras famílias de índices.
Saiba mais

O problema

É importante que os investidores coloquem o rally dos futuros de dividendos no contexto de ações, títulos, inflação e rendimentos de dividendos. Os futuros de dividendos do índice Euro Stoxx 50 lideraram o caminho com um aumento de 28% em um ano, já que as negociações de reflação impulsionaram o benchmark regional de ações em 25% e causaram quedas de preços em títulos europeus de baixo rendimento. Os rendimentos de dividendos de 2,32% estão acima da inflação subjacente de 2%.

Use a função GP para contextualizar a alta nos dividendos futuros europeus.

Os futuros de dividendos isolam a exposição a pagamentos em dinheiro enquanto a inflação promete aumentar os lucros. Comprar ações subjacentes pode ser mais arriscado, pois os bancos centrais se preparam para enrijecer a política monetária.

As ações da indústria automobilística apresentam altos rendimentos de dividendos e estão projetadas para aumentar os pagamentos em face de fortes avaliações financeiras de saúde. Montadoras, como BMW, Stellantis e Daimler, apresentam rendimentos de dividendos pouco abaixo de 5%. A Daimler apresenta a melhor saúde de dividendos das três.

A Daimler vai desmembrar sua divisão de caminhões em 10 de dezembro, e manter a divisão de carros da Mercedes que busca um mix de vendas de 50% de veículos elétricos até 2025. O negócio de automóveis poderia se beneficiar de uma reavaliação e reduzir parte de sua enorme lacuna de valorização em relação à Tesla Inc., que lançou quatro novos modelos de veículos elétricos a bateria este ano, segundo a Bloomberg Intelligence.

Utilize a funcionalidade da Bloomberg para analisar futuros de dividendos de montadoras e como reagem à inflação.

Monitoramento

O produto Bloomberg Dividend Forecasts (BDVD) pode monitorar como os dividendos da Daimler se comportam ao longo do tempo.

O atalho é DAI GR Equity BDVD .

Os quatro maiores players do mercado de automóveis europeu viram seus futuros de dividendos disparar este ano; BMW em 149%, Stellantis em 144% e Daimler em 139%. O futuro de dividendos da Daimler atualmente excede as previsões do BDVD em 4,60 euros.

Utilize a função GP para traçar contratos futuros dos principais competidores.

Para mais informações sobre esta ou outra funcionalidade do Bloomberg Professional Services, clique aqui para solicitar uma demonstração com um representante de vendas da Bloomberg. Clientes existentes podem pressionar <HELP HELP> no teclado Bloomberg.

Agende uma demo.