FX Week Asia - Prêmio Bloomberg de Melhor Análise de Câmbio

Atender às diversas necessidades no mercado asiático tem se mostrado um desafio, já que as empresas exigem fluxos de trabalho eficientes e maior acesso a mercados internacionais. A Bloomberg explora como suas ofertas de análise podem atender às necessidades dos clientes, aumentar a transparência no mercado e oferecer segurança durantes tempos de volatilidade.

A Ásia é um mercado de rápido crescimento para câmbio estrangeiro, e professionais da região estão sempre procurando adotar novas soluções para resolver as necessidades de seus clientes. A diversidade das necessidades do mercado na Ásia tem sido um desafio para fornecedores de soluções, cujos clientes exigem fluxos de trabalho eficientes e maior acesso a mercados internacionais.

Atualmente, os participantes do mercado de câmbio enfrentam muitos fatores que tornam o gerenciamento de seus negócios extremamente desafiador. A liquidez é fragmentada, diminuindo o apetite por riscos e tornando a descoberta de preços um exercício potencialmente oneroso e improdutivo. No ano passado, o time de análise de câmbio da Bloomberg desenvolveu novas ferramentas para aumentar a produtividade, oferecendo dados de qualidade e análises para solucionar os desafios do processo de descoberta do preço para clientes na região.

Análise de câmbio a prazo

As mesas de câmbio a prazo em todo o mundo enfrentam o ônus de desenvolver preços para prazos sem padrão, de maneira rápida e precisa. “Obter o preço certo é um processo complexo e uma interpolação linear não é boa o suficiente nos dias de hoje, quando o mercado tem mais oscilações que nunca”, disse Colin Gallagher, Diretor de Produtos Globais da Bloomberg para Informações e Análise de Câmbio, acrescentando que “ferramentas analíticas sólidas são necessárias agora para corrigir problemas no final do mês e do trimestre”.

Uma das ferramentas de análise avançada de câmbio mais usadas no Terminal Bloomberg é o FXFA.

“Desenvolvemos uma nova habilidade – para clientes inserirem suas próprias previsões do que é precificado nos movimentos da política do banco central e ver como e para ver como as mudanças cambiais e as curvas subjacentes das taxas de juros dos índices da véspera se moveriam”, disse Gallagher.

Essa capacidade tem sido particularmente útil para a negociação de taxas de juros de curto prazo de venda e para os negociadores a prazo, que se beneficiam com a possibilidade de prever o câmbio futuro com base em sua própria percepção do mercado. As novas ferramentas de análise também são úteis para analistas de compras e tesoureiros corporativos que buscam obter mais esclarecimentos sobre a proteção de fluxo de caixa.

Os preços mais pronunciados em câmbio a prazo são vistos com o iene japonês, que mostra um salto no final do mês no efeito do rendimento do dólar americano. A precificação antecipada quando esses desvios ocorrem em torno de prazos não padronizados é um desafio para todas as empresas e a automação dessa precificação é extremamente difícil.

Para resolver isso, os engenheiros de câmbio da Bloomberg desenvolveram um mecanismo de precificação com uma data mestra com funcionalidade avançada de previsão das moedas do G8. Esse mecanismo precifica com precisão os prazos trimestrais na função de calculadora de câmbio avançada FRD, amplamente usada pela Bloomberg no terminal. “Esse foi um desenvolvimento inovador en cambio a plazo que tradicionalmente tem sido difícil de produzir na tela como um teor padrão. Estamos orgulhosos que nossas análises avançadas ofereçam uma solução de alto calibre”, afirmou Gallagher.

Outro serviço da Bloomberg muito popular na Ásia e no mundo são as ferramentas de cambio, que incluem um serviço de interface de programação de aplicativos (API) para planilhas do Excel.

“Incentivamos nossos clientes a adotar práticas eletrônicas, mas reconhecemos que as planilhas são amplamente usadas para fluxos de trabalho e análises”, disse Gallagher.

O kit de ferramentas de câmbio da Bloomberg permite o monitoramento ao vivo de câmbio a prazo e o cálculo instantâneo de datas quebradas em planilhas mais leves, pois elas utilizam menos tickers. Qualquer configuração de usuário realizada no terminal da calculadora Forward da Bloomberg, FRD vai diretamente para o kit de ferramentas do Excel. As funções do FX Toolkit também foram projetadas para produzir saída de preço de câmbio com o mínimo de entradas do usuário. Muitos clientes de câmbio a prazo e ALM desk estão desfrutando dos benefícios e das eficiências que o FX Toolkit lhes trouxe.

Agente de Cálculos de Referência

As Filipinas são uma das economias que mais crescem no mundo, e seu banco central possui um plano de reforma ambicioso para organizar e fortalecer seus mercados de títulos e câmbio.

A Bloomberg foi apontada como o agente de cálculo da Associação de Banqueiros das Filipinas (BAP) em 2018. Nessa função, a Bloomberg calcula a taxa de referência local do dólar americano / peso filipino – uma referência importante que bancos, empresas e gestores de ativos nacionais e estrangeiros usam para execução de operações, avaliação e referências de carteiras. Os resultados são publicados no site da BAP e no Terminal Bloomberg.

Além disso, os bancos membros do BAP realizarão negociações à vista em dólares americanos / pesos filipinos no FXGO, a plataforma de comércio eletrônico e comunicação da Bloomberg. Isso é importante, pois traz total transparência e maior supervisão do mercado de câmbio, já que todos, incluindo os reguladores, terão visibilidade em tempo real da atividade de negociação. Os negociadores de câmbio também podem acessar o Terminal para obter notícias, dados e análises para monitorar mercados, analisar tendências e gerar ideias de negociação.

A Bloomberg também é o agente oficial de cálculo da taxa de referência interbancária das Filipinas, mais conhecida como Phiref”, enquanto o Índice Soberano Local Filipino da Bloomberg é um índice de referência usado pelo mercado doméstico de títulos.

Precificação de Câmbio – BGNE

O mercado de câmbio é o maior e mais negociado ativamente no mundo, com mais de US$ 5 trilhões negociados em média todos os dias. No entanto, sua descentralização dificulta aos participantes do mercado a realização de uma descoberta robusta de preços. Para aumentar a transparência, a Bloomberg usa sua taxa BGNE, que é derivada de lances executáveis e solicita cotações como fonte de preços locais.

O BGNE tem cerca de 100 pares de moedas disponíveis com tamanhos executáveis. Embora os clientes possam visualizar o BGNE nos monitores da plataforma de lançamento, o fornecedor também desenvolveu um sistema de câmbio analítico em um formato que destaca os gráficos de negociação. A plataforma de lançamento da Bloomberg também permite que os clientes comparem uma variedade de fontes e foi bem recebido por clientes em todo o mundo, que agora têm mais profundidade para avaliar os preços.

Referência de Câmbio – BFIX

A Bloomberg ajuda seus clientes a navegar no mercado de pedidos de câmbio com sua família de referências BFIX, que cobre taxas locais, a prazo e taxas a prazo não entregáveis para uma cobertura global abrangente de moedas.

“Em 2016, o BFIX tornou-se compatível com os Princípios da Organização Internacional de Comissões de Segurança para referências financeiras,1 e desde então vimos que as referências foram amplamente adotadas em todo o mundo”, disse Gallagher.

Os participantes do mercado usam a referência como uma correção para a referência de portfólio, avaliação de derivativos, construção de índices e execução de operações. Os bancos usam as taxas como referência nos contratos, inclusive para liquidação de derivativos financeiros. As empresas compradoras negociam a taxas de referência quando fazem alterações em um portfólio comparado com um índice para minimizar as diferenças de reconciliação em relação ao câmbio. As empresas o utilizam para avaliar as posições em moeda mantidas globalmente a uma taxa comum e para trocá-las por uma taxa de referência.

Ter confiança nas análises é útil durante esse período, quando os mercados continuam voláteis devido a movimentos geopolíticos rápidos e erráticos. “A Bloomberg continuará a trabalhar com participantes do mercado na Ásia e em todo o mundo para fornecer as análises de câmbio necessárias para aumentar a transparência no mercado”, disse Gallagher.

Agende uma demo.