Índice de Igualdade de Gênero 2022 da Bloomberg mostra empresas cada vez mais comprometidas em relatar dados ESG

Embora o limite para inclusão no GEI tenha aumentado, a lista de membros cresceu significativamente

Hoje, a Bloomberg anunciou que 418 empresas, com sede em 45 países e regiões e com uma capitalização de mercado combinada de US$ 16 trilhões, estão incluídas no índice Bloomberg Gender-Equality (GEI) de 2022.  O índice GEI ajuda a trazer transparência às práticas e políticas relacionadas ao gênero em empresas de capital aberto no mundo todo, possibilitando a amplitude e a profundidade de dados ESG (Environmental, Social and Governance) disponíveis para investidores.

Este ano, um número recorde de empresas – aumento de 20% no acumulado do ano – divulgou seus dados para o índice GEI por meio da estrutura GEI (Estrutura para divulgação de dados de gênero da Bloomberg).  Isto demonstra um compromisso cada vez maior com a igualdade de gênero e o reconhecimento de que a comunidade empresarial global pode liderar as iniciativas de mudanças significativas, comprometendo-se com relatórios e a divulgação de dados sociais mais transparentes. 13 companhias brasileiras estão participando do GEI, são elas: Afya, Bradesco, BB Seguridade, Braskem, Comgás, Cosan, Eletrobras, Itau Unibanco, Odontoprev, GPA, Sul América, TIM e Telefônica Brasil.

“As mudanças na natureza do trabalho devido à pandemia destacaram a importância de abordar questões de igualdade de gênero em uma força de trabalho global em rápida evolução”, disse Peter T. Grauer, presidente da Bloomberg. “O índice Bloomberg Gender-Equality reconhece as empresas que concentram esforços para oferecer um ambiente de trabalho inclusivo que apoia as necessidades cada vez maiores dos funcionários e mantém os pontos fortes competitivos obtidos por meio da diversidade de gênero, que é cada vez mais crítica neste ambiente de negócios desafiador”.

A estrutura de divulgação GEI avalia as empresas em cinco pilares: liderança feminina e pipeline de talentos, igualdade salarial e paridade de remuneração entre gêneros, cultura inclusiva, políticas contra assédio sexual e marca pró-mulher. As empresas fornecem respostas para uma lista detalhada de perguntas sobre cada área. Há também áreas expandidas de informações solicitadas para apoiar o objetivo mais amplo de fornecer dados ESG mais robustos aos investidores. Por exemplo, os dados de divulgação do índice GEI agora contribuem com os dados EEO-1 da Bloomberg, que compreendem os dados demográficos de raça e etnia divulgados por empresas dos EUA como parte de seus requisitos de relatório para a EEOC (Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego em português).

Em termos de divulgação, a capacidade de medir, analisar e monitorar dados ao longo do tempo é essencial para as empresas que desenvolvem e implementam abordagens nas áreas de diversidade e inclusão. O relatório de insights do índice GEI 2022 (2022 GEI Insights Report) publicado hoje, descreve a amplitude e a profundidade dos dados incorporados no cálculo do índice GEI e ilustra o impacto que os esforços coordenados para a igualdade de gênero podem ter no local de trabalho. Os trabalhos em governança e cultura empresarial são alguns exemplos observados no índice GEI deste ano.

Redução de disparidades

Uma área de atividade vibrante envolve os esforços para mais diversidade nos conselhos dirigentes e em todos os níveis da empresa. Em média, as mulheres constituem 29% das diretorias das empresas no índice GEI, e 61% destas empresas têm um diretor ou executivo de diversidade, com a principal responsabilidade voltada para a diversidade e a inclusão. Estas empresas têm uma média de 39% de mulheres em cargos geradores de receita, e mais da metade (52%) destas empresas exigem uma lista diversificada de candidatos para posições de gestão.

“Os líderes empresariais de hoje têm a oportunidade de impulsionar o progresso na igualdade de gênero nos próximos anos”, disse Patricia Torres, diretora global de Soluções de Finanças Sustentáveis da Bloomberg. “A estrutura GEI ajuda as empresas a avaliar seu progresso em relação aos seus peers e em relação aos seus próprios objetivos. Por sua vez, os dados do índice GEI fornecem aos investidores um conjunto de dados abrangentes para ajudar a avaliar como as melhores práticas na área de igualdade de gênero estão contribuindo para o desempenho da empresa em vários fatores”.

Cultura inclusiva

Outra área de grande importância envolve os processos de recrutamento, contratação e retenção nas empresas incluídas no índice. Em média, as empresas membros do índice GEI contratam mais mulheres: 69% destas empresas têm uma estratégia direta de recrutamento de mulheres, e 59% realizam revisões globais de remuneração com base em gênero. Estas empresas também têm maior probabilidade de adotar políticas familiares: por exemplo, 65% das empresas no índice oferecem salas de lactação no local para as mães, e 46% fornecem subsídios para serviços de creches ou outros apoios financeiros.

“Programas, políticas e práticas agora estão em jogo, mas mudanças duradouras vêm da criação de uma cultura de igualdade onde todos sentem que pertencem – o acelerador da criação de valor 360˚ para todas as partes interessadas”, disse Julie Sweet, presidente e CEO da Accenture. “O GEI é uma ferramenta valiosa que destaca o progresso e as oportunidades de melhoria.”

Os dados do índice GEI deste ano mostram que as comunidades também estão se beneficiando de políticas empresariais inclusivas: mais da metade (60%) das empresas associadas patrocinam programas de educação financeira para as mulheres e 64% patrocinam programas dedicados à educação das mulheres em STEM.

Sobre o índice GEI

A estrutura padronizada de divulgação de dados do índice GEI permite que investidores comparem como as empresas do mundo todo investem em mulheres no local de trabalho, na cadeia de fornecimento e nas comunidades em que operam. O envio de dados por meio da estrutura de divulgação de dados de gênero da Bloomberg é voluntário e não tem custos associados. O índice GEI é um índice de referência e não deve ser utilizado como benchmark financeiro. O índice não é classificado. As empresas incluídas no índice deste ano atingiram ou superaram um score limite global estabelecido pela Bloomberg para refletir um alto nível de divulgação e desempenho geral nos cinco pilares da estrutura. Para mais informações, visite o site do índice GEI. Os clientes da Bloomberg podem acessar o índice GEI em {BGEI Index DES <GO>}.

Acesse a lista de empresas incluídas no Bloomberg Gender-Equality Index 2022.

###

 

Agende uma demo.