Gestora Garde, de Giufrida, lança mesa de operação quantitativa

Por Felipe Marques e Vinícius Andrade.

A Garde Asset Management vai explorar no Brasil um filão que trouxe impressionantes retornos para Jim Simons e sua empresa, a Renaissance Technologies.

A Garde reuniu uma equipe de cinco pessoas para iniciar uma mesa de negociação quantitativa, parcialmente inspirada pela Renaissance e outros fundos de globais que tiveram sucesso com a abordagem, disse o presidente da gestora, Marcelo Giufrida.

“Começamos a ver alguns dos maiores fundos quantitativos globais tendo uma presença mais forte nos mercados brasileiros, o que significa que existem novos players competitivos com uma abordagem diferente, tornando a vida mais difícil para os tradicionais”, disse Giufrida. “Então decidimos que era hora de um projeto mais ambicioso.”

O lançamento faz parte de um esforço amplo que a Garde vem fazendo para aumentar retornos e reconquistar investidores para o principal fundo da casa, o Garde D’Artagnan Master, que perdeu cerca de metade de seus ativos em pouco mais de um ano.

A estratégia quantitativa representará inicialmente cerca de 7% do risco total no fundo principal da empresa, que tem cerca de R$ 4,3 bilhões sob gestão, disse o diretor de investimentos da Garde, Carlos Calabresi. “Os mercados globais estão muito mais avançados do que o Brasil nessa frente, mas esse gap vai fechar e queremos estar à frente quando isso acontecer”, afirmou.

A Renaissance Technologies, fundada por James Simons, que descodificava códigos para o exército americano, é um dos mais antigos fundos com uma estratégia quantitativa. A discreta empresa é conhecida por seu Medallion Fund, que gerou retornos médios anuais de quase 70% antes de taxas desde 1988, sem sofrer nenhuma perda anual.

Christian Spanger, que está na Garde desde 2015, vai liderar a nova área junto com Mauricio Carneiro, que foi contratado da QuantumBlack, uma empresa de ciência de dados da McKinsey. Spanger já estava usando alguns algoritmos como trader de juros brasileiras e agora, com a chegada de Carneiro, a dupla está desenvolvendo modelos de câmbio e ações. Eles dizem que preferem chamar o que fazem de negociação sistemática, em vez de quantitativa.

Essas estratégias combinam uma ampla variedade de abordagens, desde aproveitar as oportunidades de arbitragem nos mercados de ações até as tendências nos preços das moedas, usando computadores poderosos e algoritmos complexos para tomar decisões de negociação automatizadas. Não há um número oficial para o tamanho dessas estratégias no Brasil, que representam uma pequena fração do total de R$ 5,3 trilhões da indústria de fundos do país.

A investida de Garde nas negociações quantitativas está entre as medidas adotadas pela empresa após enfrentar uma leva de saques no seu fundo principal. Os resgates pararam nos últimos meses, disse Giufrida, já que o desempenho do fundo se recuperou para cerca de 9,3% no ano até o momento. Isso é quase o dobro do retorno total de sua referência, o CDI. A Garde reabriu o fundo para novas captações e espera que a recuperação do desempenho, as mudanças de pessoal e a nova iniciativa de algoritmos ajudem a atrair investidores de volta.

“Estamos otimistas de que estamos colhendo as recompensas das mudanças que fizemos”, disse ele.

Agende uma demo.