Gráfico de pontos mostra que executivos do Fed esperam menos altas de taxas em 2016

Por Eric Leininger.

Histórico

Em dezembro, o Federal Reserve elevou as taxas de juros, antes próximas a zero, pela primeira vez desde a crise financeira de 2008. Na ocasião, Janet Yellen, presidente da instituição, sinalizou que o conselho recuperaria as taxas lentamente em 2016, dependendo da inflação.
“O comitê espera que as condições econômicas evoluam de forma a garantir apenas aumentos graduais na taxa dos fundos federais”, afirmou o comitê de política monetária (FOMC). “O caminho real da taxa dos fundos federais dependerá do cenário econômico, de acordo com os dados futuros.”

A questão

Desde a alta de dezembro, com o ritmo lento da inflação e do crescimento econômico, o Fed começou a sinalizar menos altas de taxas do que as quatro previstas para 2016. Mas os dados indicam que a inflação está se aproximando da meta de 2 por cento de Yellen, o que pode facilitar a elevação das taxas pelo Fed na reunião de 26 e 27 de abril.

“Conforme evidenciado pelos dados econômicos, há impulso suficiente para justificar um passo adiante em uma das próximas reuniões, possivelmente já na reunião programada para o final de abril”, comentou recentemente o presidente do Federal Reserve Bank of Atlanta, Dennis Lockhart.
James Bullard, presidente do Federal Reserve Bank of St. Louis, que vota sobre política este ano, concorda. “Se tivermos outro relatório de emprego forte, indicando que os mercados de trabalho estão melhorando, provavelmente teremos justificativa para o aumento em abril.”

Acompanhamento das taxas do Fed

Use o gráfico de pontos do Fed da Bloomberg para acompanhar as expectativas das taxas de juros.
 
dot plot 02_900
 

Agende uma demo.