Growth stocks: desempenho supera value stocks

Loïc Frappier e Philipp Zacharias-Langhans, Especialistas de Mercado da Bloomberg, contribuíram para este artigo. Versão original exibida pela primeira vez no Terminal Bloomberg.

Contexto

Indicadores técnicos para a compra de growth stocks ou de value stocks sinalizam uma recuperação das empresas precificadas com foco em expansão de ganhos mais rápidos no longo-prazo.

Expectativas de recuperação econômica após a pandemia impulsionaram uma guinada na direção de ações com valuations mais baratas e perspectivas de crescimento mais fracas desde agosto de 2020. A tendência do trade de reflação foi freada depois que o Federal Reserve sinalizou, em junho, que iria desacelerar os estímulos.

Transformação digital e o cenário econômico em um contexto de alta volatilidade Acesse insights para o sell side

O problema

Diversos participantes do mercado recorreram a indicadores técnicos para determinar como alocar seus recursos entre as growth stocks e as value stocks. A função Automated Technical Pattern Recognition (ATPR) da Bloomberg pode identificar os principais padrões gráficos entre as value stocks e as growth stocks. A biblioteca de ATPR é atualizada uma vez por dia, às 17:30, no horário de Nova York. A função inclui padrões técnicos identificados em gráficos de ações individuais, fundos negociados em bolsa, índices de ações de benchmark, títulos soberanos, moedas, commodities e indicadores-chave.

Em 18 de junho, um padrão de ruptura de Pennant formou-se no ratio entre os índices Russell 1000 Growth e Russell 1000 Value. Flâmulas são tendências de continuidade nas quais um período de consolidação é seguido por uma ruptura, que confirma uma tendência de alta (bullish) conhecida como flagpole. A maioria dos traders usa estes padrões em conjunto com outras formas de análise técnica, que atuam como confirmação.

Image showing the Pennant breakout on the Bloomberg terminal
Insira “bi global equity” na linha de comando e selecione BI ATPR — Bloomberg Intelligence: Ação (Global): Biblioteca de dados: ATPR EQUITY. O atalho é BI ATPR.

Quais outros indicadores técnicos são relevantes para o ratio growth/value?

Nos últimos 20 anos, a função BTST indica que uma estratégia usando a média móvel exponencial seria a melhor maneira de identificar reversões no ratio growth/value, enquanto o indicador convergência e divergência de médias móveis (MACD) aparece em quarto lugar.

Image showcasing backtesting and optimization on the Bloomberg Terminal
Execute . RUS1GRVL G Index BTST para conferir estratégias técnicas lucrativas.

Nas oito semanas após um sinal de compra MACD, o ratio aumentou 23 vezes em 31 ocorrências históricas. O retorno médio foi de 1,2%. O sinal de compra 32 (Bollinger Bands), em 18 de junho, ainda não foi contabilizado como ganho ou perda.

As funcionalidades Bloomberg podem ajudá-lo a encontrar as técnicas com melhor desempenho histórico.

Monitoramento

Examine o impacto dos sinais de compra MACD com a ferramenta Sinais de Negociação.

image showing trading ssignlas on the bloomberg terminal
Digite “sinais de negociação” e selecione TSIG. Clique na subguia “Sinais modelo” e role a página para baixo para selecionar MACD.

Para mais informações sobre esta ou outra funcionalidade do Bloomberg Professional Services, clique aqui para solicitar uma demonstração com um representante de vendas da Bloomberg. Clientes existentes podem pressionar no teclado Bloomberg.

Agende uma demo.