Guerra entre Wal-Mart e Amazon chega ao céu com depósitos aéreos

Por Matthew Boyle com a colaboração de Julie Verhage.

A Wal-Mart Stores abriu uma nova frente em sua batalha contra a Amazon.com.

A maior varejista do mundo solicitou uma patente nos EUA para um depósito flutuante que poderia fazer entregas através de drones, levando os produtos da aeronave para a casa dos compradores.

A máquina semelhante a um dirigível voaria em altitudes entre 152 e 305 metros, teria vários compartimentos de lançamento e seria operada de forma autônoma ou por um piloto humano à distância. A Amazon obteve uma patente para uma aeronave similar em abril de 2016.

A migração para os céus representa o mais recente ataque na guerra entre a Wal-Mart e a Amazon para conquistar a atenção, a fidelidade e o dinheiro dos consumidores. Nesse processo, as empresas invadem cada vez mais o terreno da outra: a Amazon está abrindo lojas físicas e concordou em pagar US$ 13,7 bilhões pelo supermercado de luxo Whole Foods Market. A Wal-Mart, por sua vez, reforçou sua unidade de comércio eletrônico através de aquisições e ofertas como a entrega gratuita em dois dias.

Um depósito aéreo sem tripulação, carregado de drones, poderia ajudar as varejistas a reduzir os custos de frete dos pedidos feitos pela internet, em particular o último trecho até a casa do cliente, que geralmente é empreendido por uma empresa de logística local ou nacional. Para evitar essa despesa, Wal-Mart e outros varejistas costumam incentivar os consumidores a buscar esses pedidos na loja, onde poderiam comprar alguns itens adicionais. No início da semanapassada, a Target concordou em adquirir uma empresa de software que coordena as entregas locais.

“O tráfego e a distância, principais desafios em qualquer cidade grande ou em uma zona rural remota, podem ser superados com um depósito flutuante”, disse Brandon Fletcher, analista do Sanford C. Bernstein. “Os depósitos móveis são uma ideia realmente boa, porque qualquer parte flexível de um sistema logístico permite que ele seja mais eficiente quando a demanda oscila abruptamente. O mundo do comércio eletrônico sofre com grandes variações da demanda e exige soluções mais criativas.”

De cidade a cidade

Um depósito móvel poderia atender a uma área de distribuição mais ampla, disse Fletcher, em comparação com um depósito tradicional, que só pode atender a pedidos dentro de um raio de distância fixo. O dirigível poderia voar para uma cidade e liberar um bando de drones para entregar as encomendas, e depois os drones retornariam à aeronave para se reabastecer enquanto se dirigem para a próxima cidade. Esse sistema seria mais eficiente do que mandar os drones a um centro de distribuição central, de acordo com a empresa de pesquisa CB Insights.

“Existem inúmeras formas de distribuir e entregar produtos”, de acordo com o pedido de patente da Wal-Mart. “Levar o produto para um local de entrega, no entanto, pode causar atrasos indesejáveis, adicionar custos e reduzir a receita.”

O pedido da Wal-Mart tem boas chances de ser aprovado, porque dá mais detalhes sobre a implementação de uma aeronave repleta de gás do que a patente da Amazon, que é uma descrição mais geral do conceito de sistemas de entrega aérea, de acordo com Khaled Fekih-Romdhane, sócio administrativo da empresa de licenciamento de patentes Longhorn IP.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.