‘Guru zen’ prescreve viagens curtas saudáveis a spas pelo mundo

Por Nikki Ekstein.

Em um ponto acidentado do litoral da Espanha existe um retiro modernista todo branco no qual os quartos têm janelas panorâmicas que vão do chão ao teto com vista para o Mediterrâneo e as tendas na piscina são revestidas de um tecido fino que balança com o vento.

Mas a maioria dos hóspedes está trabalhando duro. Eles estão aqui para perder alguns quilos, aprender os detalhes da culinária macrobiótica (manteigas de frutas secas! chia! spirulina!) e aprender a se concentrar melhor com a ajuda do professor Bruno e de seus testes cerebrais com eletrodos. Talvez eles somem alguns meses às suas vidas se voltarem mais vezes.

O resort — Sha Wellness Clinic — é apenas um dos 24 selecionados para fazer parte do “Zen”, um novo programa lançado hoje pelos especialistas em viagens da Red Savannah, que promove viagens curtas saudáveis. O Zen responde não apenas à demanda do consumidor, mas à ideia de que as viagens podem cumprir o papel de desativar as ameaças globais à saúde geradas por doenças crônicas e pela obesidade. Se você se inscreve, a “guru zen” do programa te ajudará a encontrar o spa ideal para melhorar seu problema de saúde específico ou estresse — pense nela como terapeuta/agente de viagem.

Segundo o fundador e CEO da Red Savannah, George Morgan-Grenville, “a longevidade está aumentando, os custos com a saúde estão disparando, o estresse é onipresente e a imunidade aos antibióticos está crescendo. As pessoas estão começando a despertar para a bomba-relógio futura da saúde.”

Morgan-Grenville contratou a “guru zen” em tempo integral para examinar quais retiros valem o investimento — e quais são desperdício de tempo. Após três meses de pesquisa e consultas com especialistas em saúde e bem-estar, a ex-consultora de viagens Samantha Gee viajou de junho a setembro, chegando e partindo dos resorts de bem-estar mais inovadores e celebrados. Ela reduziu sua lista original de 60 propriedades para apenas 22 destaques, que agora fazem parte do portfólio zen dos retiros de bem-estar. Cada um, diz ela, oferece experiências produtivas e positivas que levam a resultados duradouros.

Há algo que você gostaria que ela solucionasse? A seguir, alguns dos problemas de saúde mais comuns que ela espera resolver — e a prescrição de viagem preferida para cada um.

Preciso me desconectar

Prescrição de viagem: alguns dias em Eremito, na Úmbria, Itália.

“É um belo retiro monástico de 14 quartos rodeado por 3000 hectares de reserva natural. Você olha para fora e não vê nada além de verde e rios — este é um dos lugares mais calmos e comoventes em que eu já estive. Não há wi-fi, há muito pouco sinal de telefonia e à noite eles jantam em silêncio, o que foi a experiência mais relaxante de todas. Você faz caminhadas, yoga, lê um livro, se senta e desfruta da vista, enfim, você se desconecta completamente. Eu voltaria para passar uma semana, mas algumas pessoas não vão querer mais do que três dias.”

Preciso de uma desintoxicação completa

Prescrição de viagem: um retiro de Ayurveda no Kalari Kovilakom, em Kerala, Índia.

“Se você realmente quer se trancar para uma renovação, esse belo e antigo palácio é o lugar certo. A permanência mínima é de 14 dias, sem nenhuma bebida alcoólica ou cigarro, e você literalmente não tem permissão de sair, exceto para emergências médicas. Eles te entregam três pijamas brancos quando você chega e isso é tudo o que você pode vestir. E os médicos de Ayurveda (a medicina tradicional indiana) controlam tudo, desde os seus exercícios até o que você come. Mas o melhor de tudo é que você não precisa pensar em nada. Como uma pessoa disse, ‘se existem demônios dentro de você, você entrará em contato com eles.’ Contudo, as pessoas voltam várias vezes. Se você conseguir atravessar essas duas semanas, elas claramente serão benéficas.”

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.