Hedge de risco cambial: dicas de quando e como fazer

Por Owen Minde

Contexto

Investidores que negociam títulos e ações globais sempre se perguntam se devem fazer hedge da exposição cambial das aplicações.
Alguns planejam manter os ativos em moeda estrangeira por tanto tempo que a expectativa deles é que as flutuações cambiais se revertam para a média, com zero retorno esperado. Uns fazem hedge de uma parcela da exposição. Outros não fazem nada.

Por que a demanda por hedge cambial tem crescido?

Mas, de modo geral, a demanda por hedge cambial vem aumentando, alimentada de modo indireto por políticas de estímulo quantitativo que garantem juros baixíssimos nas maiores economias do mundo. “Nos últimos anos, a compressão de spreads de crédito e prazos devido a políticas monetárias não convencionais nas maiores jurisdições impulsionou fluxos de financiamento e investimentos em moedas cruzadas’’, afirmaram em relatório pesquisadores do Banco de Compensações Internacionais (BIS).

Quando e como fazer hedge de risco cambial?

Talvez seja insuficiente simplesmente se perguntar sobre fazer ou não o hedge cambial. Especialistas em finanças quantitativas da Pacific Investment Management Co. (Pimco) recentemente divulgaram um estudo argumentando que decisões de hedge precisam ser tomadas individualmente para cada moeda. “O papel do risco cambial em uma carteira depende criticamente da alocação de ativos subjacentes, segundo o relatório. “Portanto, o risco cambial não pode ser tratado no vácuo, mas tendo em mente o mix básico de ativos do investidor. Determinada moeda pode ser diversificadora para um mix de ativos, mas adicionar risco em outro caso.”

Como explorar e otimizar cenários de hedge?

A função de Análise de Carteira e Risco da Bloomberg (PORT) pode ajudar você a explorar as correlações de suas exposições cambiais e testar como uma estratégia de hedge para uma moeda específica funcionaria.

A janela de Transparência de Fatores mostra uma matriz de correlações. Neste exemplo, o fator iene tem correlação negativa com o fator do mercado japonês, o que não surpreende, dado que os investidores consideram o iene um porto seguro. O Japão tem superávit em conta corrente persistente e, quando surge aversão a risco, os investidores correm para o iene em busca de proteção.

O otimizador de PORT também pode ser usado para calcular uma razão ótima de hedge para cada moeda a partir de um objetivo, como minimizar o risco da carteira ou maximizar o retorno.

Quer saber mais sobre hedge de risco cambial e outras soluções na prática? Siga em frente e agende uma demonstração com um especialista da Bloomberg.

Agende uma demo.