IA: impacto nos negócios pode se estender muito além da Nvidia

Análise realizada por John Lee, analista de mercado regional da Bloomberg Intelligence, e por Masahiro Wakasugi, analista sênior de setores da Bloomberg Intelligence. Exibido antes no Terminal Bloomberg.

A IA generativa pode emergir como um mercado de US$ 1,3 trilhão até 2032, crescendo a uma taxa composta anual de 42%, de acordo com o analista Mandeep Singh da BI. Nvidia, Microsoft, Alphabet, Amazon e outras empresas dos EUA estão lutando por um pedaço do mercado de IA, mas um grupo de empresas de hardware asiáticas — de grande e pequena capitalização — também tem participações nesta tecnologia.

ChatGPT pode impulsionar a demanda por DRAM, aumentando as vendas da SK Hynix

A adoção generalizada da IA poderia impulsionar uma forte demanda por chips de memória. Os aplicativos de aprendizado profundo exigem grandes quantidades de memória para armazenar cálculos complexos, e são necessárias velocidades de memória mais rápidas para a eficiência computacional. Dos principais fabricantes de DRAM, a SK Hynix tem a maior exposição à DRAM para servidores como uma porcentagem do total de remessas de DRAM de 45%. A SK Hynix já anunciou que enviará a primeira memória de alta largura de banda do setor para a Nvidia, de acordo Masahiro Wakasugi, analista da BI.

Consistência de dados e grandes oportunidades
Acesse nosso relatório exclusivo

Testadores de chips podem ganhar destaque com o ChatGPT

A IA generativa poderia impulsionar a demanda por dispositivos de teste de semicondutores da Teradyne, nos EUA, e da Advantest, no Japão. A velocidade do desempenho dos chips necessária para o aprendizado de IA provavelmente superará a velocidade da evolução tecnológica das fabricantes de chips. A importância dos testadores, que medem o desempenho dos chips e promovem a qualidade das informações, pode aumentar, de acordo com Masahiro Wakasugi, analista da BI.

Servidores diretos de ODMs surfam a onda da IA

O rápido crescimento da IA deve impulsionar a demanda do mercado de servidores e os servidores diretos das fabricantes de design original (ODM, na sigla em inglês), que fazem modelos personalizados para provedores de serviços de nuvem como Microsoft, Google e Amazon, e estão bem posicionados, de acordo com Steven Tseng, analista da BI. Os servidores de IA da Wiwynn, fabricante taiwanesa de servidores ODM-direct, representaram 20% de suas remessas de servidores em 2022, mas a gerência espera que esse número aumente para 50% nos próximos anos. As ações da Winstron Corp, controladora da Wiwynn, foram as que mais subiram dentre as fabricantes de hardware mais populares da Ásia depois que a Nvidia anunciou seus resultados para o primeiro trimestre.

Mecatrônica da Shibaura pode expandir as vendas de ferramentas para chips com o ChatGPT

A crescente demanda por GPUs da Nvidia e o encapsulamento avançado de chips da TSMC também podem impulsionar as vendas de ferramentas para fabricação de chips. A Shibaura Mechatronics com sede no Japão, que fornece ferramentas para fabricação de chips para fundições como a TSMC, está bem posicionada, de acordo com Masahiro Wakasugi. A Shibaura detém a maior participação de mercado global em uma série de ferramentas do nicho, como fixadores de flip chips e sistemas de gravação.

IA ainda não afeta muito a receita da TSMC

O domínio da TSMC na fabricação de semicondutores de ponta com nós a posiciona para conquistar a produção de chips de IA para clientes-chave como Nvidia e AMD. O investimento em infraestrutura de IA e a demanda por chips também ajudarão a TSMC a superar os ventos contrários em outros segmentos, incluindo de PCs e smartphones. Mesmo assim, as GPUs de servidores foram responsáveis por apenas 12% do mercado global de processadores computacionais no ano passado. Charles Shum, analista da BI, acredita que a TSMC possa ter que esperar até 2025 para que os chips de IA movimentem significativamente sua receita.

Agende uma demo.