Ibovespa: Onde um sinal de compra nem sempre é sinal de compra

Por Denyse Godoy.

O Ibovespa está se aproximando de um patamar técnico que normalmente acende um alerta de “compra” para os investidores. Mas neste que é hoje um dos mercados de ações mais voláteis do mundo, a sabedoria convencional nem sempre funciona.

O avanço de 23 por cento do Ibovespa neste ano está empurrando o índice rumo à chamada ’golden cross’ — formada quando a média móvel do índice em 50 dias cruza com a média móvel de 200 dias. Como a média de curto prazo reflete o desempenho recente do ativo, ela normalmente é vista como um sinal de que o movimento de alta está ganhando força.
 

4-14-2016 11-47-32 AM

 
O problema é que o rali brasileiro não tem sido impulsionado por uma mudança significativa nas perspectivas econômicas, mas pela expectativa de que um novo governo possa endireitar as finanças do país, disse Raphael Figueredo, analista técnico da Clear Corretora. Mas, mesmo no melhor cenário, a recuperação do Brasil não será fácil. O processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, sob alegação de que ela usou manobras contábeis para ocultar um déficit orçamentário, poderá levar meses — e uma mudança de governo levaria ainda mais tempo. Enquanto isso, o Brasil sofre a sua pior recessão em um século, a inflação está em quase 10 por cento ao ano e o déficit do orçamento explodiu para níveis não vistos em pelo menos duas décadas.

“A teoria diz que a golden cross sinaliza um momento de compra, e é assim que funciona em todo lugar. Mas, no Brasil, nem tudo que reluz é ouro, especialmente neste momento”.

A média móvel de 50 dias está menos de 0,1 por cento abaixo da linha de 200 dias na quinta-feira, segundo dados compilados pela Bloomberg. Desde 2012, o Ibovespa mostra golden crosses e o seu oposto — death crosses — com intervalos muito curtos entre elas, disse Figueredo. Isso indica que para os investidores pode ser melhor identificar tendências a partir da economia e não de movimentos técnicos, disse ele.

“É positivo para os investidores que a golden cross esteja se formando”, disse Figueredo. “Mas eu não diria que chegou a hora de começar a procurar mais oportunidades para comprar”.

Para ter acesso a notícias em tempo real entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.
 

Agende uma demo.