Um dos maiores desafios das empresas hoje é como implementar novos programas de compliance sem interromper as funções normais dos negócios. Com o aumento dos investimentos no setor, muitas organizações estão buscando formas de medir retornos com o intuito de se certificar de que os esforços de compliance estejam atendendo às exigências regulatórias e aprimorando as funções de negócios.
Embora possa ser um desafio medir o retorno sobre o investimento (ROI) de compliance, novas tecnologias e análises podem ajudar os executivos a demonstrarem a importância de aumentar a transparência e oferecer percepções valiosas de como os negócios estão sendo realizados, afirmou Vincent Walden, sócio da Ernst & Young na área de Serviços de Investigação de Fraudes e Disputas.
Discutiremos abaixo os desafios de avaliar os esforços de compliance e as maneiras com as quais as empresas podem ajudar a quantificar seus investimentos.
Integração de sistemas de conformidade
A implementação de sistemas consistentes de análise pode ser uma vantagem para muitas empresas de serviços financeiros, após um legado no qual um executivo realiza cada tarefa do seu fluxo de trabalho em sistemas de conformidade desconexos que não conversam entre si. Com a integração de programas que monitoram várias partes do negócio, os profissionais de compliance podem identificar discrepâncias e outros problemas mais rapidamente, comentou Harald Collet, chefe global do Bloomberg Vault.
Mas para ter o benefício máximo da tecnologia, a equipe de compliance deve compreender os negócios subjacentes e fazer as perguntas certas quando o problema surge, disse Gary Stone, diretor de estratégia do Bloomberg Trading Solutions. Ao fazer perguntas melhores, compliance pode usar as soluções de tecnologia não apenas para eliminar controles manuais, mas também para integrar abordagens que ajudam a empresa a funcionar com mais eficiência.
Discrepâncias
Enquanto os executivos esforçam-se para rapidamente cumprir e alocar recursos em inúmeros projetos, eles ainda trabalham para ter a certeza de estar em sintonia com o restante do setor. Compliance não é uma área na qual as empresas querem se destacar, disse Stone. Os reguladores também parecem gostar dessa abordagem, pois podem comparar as informações de todas as empresas com facilidade. Se problemas surgem ou mudanças são necessárias, eles podem trabalhar com um fornecedor para implementar novos procedimentos ou padrões de maior alcance, comentou Stone.
A estratégia para muitos é ser o melhor e produzir soluções que possam ser reproduzidas no setor, o que pode ser um desafio para os fornecedores, afirmou Collet. Trabalhando juntos, reguladores, empresas e fornecedores estão elevando os padrões para tornar o setor mais transparente e proteger os investidores.