A importância do volume de mercado

Não importa qual seja sua estratégia de investimento, é essencial avaliar a liquidez disponível e a viabilidade do trade. O desafio é que a liquidez – ou o volume projetado – costuma ser afetada por vários fatores.
O mercado oferece diversos números relativos a volume, entre eles:

• Histórico de volume diário
• Histórico de volume intradiário
• Histórico de volume diário em dias especiais
• O volume da abertura até um momento específico
• O volume de hoje por recortes de tempo (1-5-10 minutos)

É preciso compreender esses números do mercado relativos a volume, para assim ser capaz de estimar o volume diário restante para o dia de hoje. Com isto em mente, você encontra abaixo um quadro que capta os principais fatores de forma mais estruturada. Um dos pontos óbvios que se pode extrair deste quadro é que é melhor subestimar do que superestimar o volume esperado (de forma racional, claro).

Da esquerda para a direita, este quadro representa um dia de negociação como uma progressão que vai desde a manhã, passa pelomeio do dia e vai até à tarde, destacando separadamente o leilão de fechamento. Pesquisas mostram que as dinâmicas de leilão podem se diferenciar do volume de negociações intraday, e isso vale tanto para os leilões de abertura quanto para os que ocorrem durante o pregão. Estamos exibindo somente leilões de fechamento para enfatizar sua importância, pois, se você superestimá-los, parte da sua ordem de negociação pode ficar exposta durante o overnight. Para leilões durante o pregão, há a possibilidade de recuperar o volume perdido no decorrer do mesmo dia.

Na parte inferior do quadro estão os níveis históricos de volume, na parte central, estão expostas as informações de dias especiais e na parte superior, as observações relativas ao volume intradiário.

gg

Histórico

Não basta simplesmente calculara média dos volumes diários em uma determinada quantidade de dias ou meses recentes; também é importante considerar se os números relativos ao volume foram consistentes. Mais consistência resulta em um maior grau de previsibilidade e, portanto, em uma estimativa superior (consulte as informações mencionadas anteriormente sobre o risco das análises superestimadas).

Outro aspecto dos volumes históricos é a curva intraday, que ajuda a avaliar a distribuição do volume ao longo do dia.

Dias especiais

Sobre estas camadas de médias históricas, adicionamos os dados dos dias especiais para levar em consideração dia de divulgação de resultado, vencimentos de opções e também eventos inesperados que geram uma distorção do preço durante a noite bem acima da volatilidade noturna das ações. Cabe notar que estes dias especiais podem ter efeitos distintos em várias partes do dia. Por exemplo, os vencimentos de opções têm um efeito muito maior sobre o leilão de fechamento quando comparados com o restante do dia de negociação.

A combinação de números históricos e dias especiais resultam em uma base estável para a estimativa de volume diário antes da abertura do mercado.

Intraday

Iniciamos a estimativa de volume diário descrita anteriormente e incorporamos as observações do volume do dia à medida que ele avança. Assim que o mercado abre, observamos o comportamento do volume de hoje e o comparamos com observações de histórico em recortes de tempo similares (por exemplo, a cada 5 ou 10 minutos). Se as observações de hoje apontarem de forma consistente ao mesmo volume (por exemplo, +20 por cento), começaremos a acreditar muito mais rapidamente no volume de hoje e, em seguida, passaremos a dar-lhe um peso muito maior na projeção do volume até o final do dia em detrimento de observações sobre histórico. Se os números de hoje forem inconsistentes (por exemplo, um recorte de tempo está 50 por cento menor em comparação ao histórico, enquanto o recorte seguinte apresenta incremento de +100 por cento), iremos nos basear mais em dados históricos e menos nas observações do dia de hoje.

Os leilões de fechamento dependem mais do comportamento de volume acumulado ao longo do dia do que da consistência das observações por recorte de tempo.

O quadro acima representa uma de estimativa de volume que possibilita a projeção do volume de forma estruturada e metódica, levando em consideração o comportamento histórico, dias especiais e as observações do dia. Além disso, ao utilizarmos este modelo, devemos sempre nos lembrar da importância da subestimação em lugar da superestimação. Finalmente, implementar este fluxo é mais fácil na teoria do que na prática. O perigo – e também o sucesso – reside nos detalhes.

Agende uma demo.