As empresas têm uma variedade de opções ao abordar a integração de dados. Garantir uniformidade e precisão entre os sistemas é essencial para a eficiência e o sucesso comercial; um sistema ideal permite que os processos internos sejam simplificados. Há benefícios claros em uma solução integrada — quer esteja dentre as escolhas disponíveis no mercado ou seja personalizada e projetada especialmente para sua organização.
No entanto, cada opção traz suas próprias complicações e armadilhas/desafios a considerar. É importante pesar todos os fatores ao escolher a opção mais adequada para sua empresa.
Desafios inesperados
Ao escolher uma nova ferramenta de integração de dados e fazer sua implantação nos sistemas existentes de uma empresa, desafios podem surgir. Muitas vezes, as empresas são seduzidas pela ideia de concentrar tudo em uma única plataforma. No entanto, esse foco em uma solução única pode resultar em certo conformismo organizacional — seja renunciando a uma funcionalidade desejada, mas indisponível, ou adotando processos manuais que poderiam ser automatizados.
Empregar apenas uma plataforma nem sempre torna as coisas mais simples. Ao decidir por um sistema único, uma empresa poder estar abrindo mão da oportunidade de empregar a melhor solução para cada função — oportunidade que poderia ser aproveitada ao contar com múltiplas opções.
Em última análise, o desejo inicial de ter uma solução abrangente e sob-medida, construída e adaptada às necessidades específicas de uma empresa, pode acabar ocasionando aumento de custos e muitas dores de cabeça.
Uma solução de bom senso
É essencial que os dados de uma empresa funcionem perfeitamente com sistemas de terceiros. A integração dos dados necessários com um provedor confiável não apenas possibilita uma experiência aprofundada, mas também oferece flexibilidade para atender a quaisquer mudanças de mercado que possam surgir.
Recentemente, uma grande empresa de mineração internacional, cliente da Bloomberg, decidiu construir uma solução interna que funcionasse com seu sistema de gestão de tesouraria (TMS) existente — com a promessa de economizar custos ao reduzir a dependência de fornecedores terceirizados. Porém, como a empresa logo percebeu, o processo de onboarding de um serviço aliado aos desafios técnicos e de TI que surgiram para integrar as plataformas tinham potencial para eliminar quaisquer possíveis economias – além do risco de gerar custos adicionais caso o novo sistema não se encaixasse como esperado. O tempo dedicado apenas para a configuração foi de quase um ano.
No entanto, ao confiar em seu relacionamento profissional com a equipe de especialistas da Bloomberg, o cliente pôde aproveitar o valor da tecnologia existente na empresa utilizando os dados de volatilidade da Bloomberg para alimentar sua plataforma. Diante do volume de investimentos já realizados, a empresa estava em um caminho sem volta. Embora tenham prosseguido com construção da calculadora de valuation internamente, a Bloomberg conhecia o negócio do cliente bem o suficiente para facilitar a transição e fornecer os dados adequados necessários para alimentar os novos processos de seu sistema.
No longo prazo, conforme mostra a lição aprendida por esse cliente, utilizar uma plataforma existente que forneça flexibilidade e integre facilmente os dados e soluções de que sua empresa precisa pode ser a melhor opção, mesmo se mais cara “na ponta do lápis”.
As equipes de especialistas de aplicativos e fluxos de trabalho da Bloomberg possuem tal experiência e estão acostumadas a trabalhar junto aos clientes para garantir que contem com as soluções adequadas, sejam da Bloomberg ou de outros fornecedores.
Adaptabilidade e aplicações futuras
À medida que a tecnologia e as regulamentações continuam a evoluir e criar novas demandas para as empresas, uma solução de dados mais integrada e unificada pode ser atualizada e adaptada a novas exigências e mudanças nos mercados. Por outro lado, uma plataforma única ou que opere de forma independente pode gerar dificuldades para a implementação de mudanças necessárias ou operar em um novo cenário.
Soluções não integradas ou internas podem ser atualizadas para atender a mudanças em requisitos ou adotar novas tecnologias; entretanto, as empresas que optam por este caminho, mas não contam com uma equipe que tenha o expertise ideal, podem incorrer em custos significativos, embutidos no tempo e em outros recursos necessários para viabilizar tal opção.
Com base em décadas de experiência e em uma ampla gama de aplicativos de software, a Bloomberg não mede esforços para compreender o negócio de seus clientes e aprimorar constantemente a tecnologia e os serviços que disponbiliza para atender às suas necessidades e às exigências de regulamentação — ambas em constante transformação. Para fornecer esse suporte, é necessário um pequeno exército de gerentes de produto e engenheiros de software por trás de cada uma das milhares de funções do Terminal e dos produtos enterprise que a Bloomberg disponibiliza para seus clientes.