Integrante do Fed considera volatilidade do mercado ‘saudável’

Por Catherine Bosley e Alessandro Speciale.

O responsável pelo escritório regional do banco central americano (Federal Reserve) em Dallas disse que a recente turbulência no mercado financeiro talvez seja benéfica e não deve exercer impacto negativo sobre a economia.

“Mais volatilidade nos mercados — e talvez lidar com alguns dos excessos e desequilíbrios nos mercados por meio de um pouco mais de volatilidade — talvez seja algo saudável”, afirmou Robert Kaplan em entrevista à Bloomberg Television, acrescentando que os meses passados de águas tranquilas foram “historicamente incomuns”.

Os rendimentos dos títulos do Tesouro americano subiram e as bolsas dos EUA desabaram em parte devido a temores que o Fed se decida por mais acréscimos nos juros neste ano, já que a inflação finalmente está se acelerando na direção da meta de 2 por cento. O VIX, índice que usa derivativos para acompanhar a volatilidade esperada nas bolsas dos EUA, disparou nos últimos dias após meses de calmaria, provocando perdas substanciais para investidores que haviam apostando contra sua alta.

Kaplan, 60 anos, não vota no comitê de política monetária neste ano. A confiança dele na economia aumentou nos últimos meses. Na semana passada, ele afirmou que está mais seguro que três altas nos juros serão adequadas em 2018, enquanto há seis meses ele preferia duas ou três altas.

“Estarei acompanhando cuidadosamente para garantir que não haja transmissão para condições financeiras mais apertas ou contágio na economia”, ele disse. “Mas neste momento, estou otimista de que isso não vai acontecer.”

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.