Intervenção do Banco Central sugere real acima de 3,50

Por Davison Santana.

A intervenção do Banco Central no mercado de câmbio em 18 de abril foi um sinal para os traders de que os decisores políticos podem querer que o real fique acima de 3,50 por dólar EUA.

Na semana de 11 abril a 15 abril, o Banco Central comprou quase US$ 25 bilhões através de swaps cambiais reversos. O movimento foi inicialmente visto como uma maneira de relaxar as posições de swap em aberto em meio a fluxos pesados de dólares ligados à redução de hedge.

A intervenção do Banco Central poderia ser interpretada como um movimento para defender a moeda de uma queda caso a Câmara dos Deputados não aprovasse um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. O BC precisaria dos dólares extra se Rousseff tivesse vencido a votação.
 

03

 
A aprovação do processo de impeachment em 17 de abril pode ter removido o risco de depreciação súbita e ofereceu uma oportunidade para comprar dólares a um preço melhor. No entanto, os decisores políticos intervieram menos de uma hora após a taxa de câmbio abrir em 18 de abril. Eles compraram cerca de $ 3,4 bilhões quando o real foi perto de 3,47.

Esse movimento pode significar que o BC está tentando manter a moeda acima de 3,50 para melhorar a balança comercial do país e aumentar a produção industrial.

Agende uma demo.