Investidor Institucional entrevista Bloomberg sobre como trabalhar remotamente

Investidor Institucional entrevista Bloomberg sobre como trabalhar remotamente.

Os serviços de informação financeira, que fornecem desde cotações de empresas negociadas em bolsas até análises de fundos de investimento, tiveram um incremento de demanda grande desde o início da pandemia do coronavírus. Convivendo com mercados mais voláteis e trabalhando em esquema de home-office, os executivos de empresas financeiras e de investimento passaram a depender fortemente dessas informações para se posicionar sobre ativos e mercados com os quais se relacionam.

Na Bloomberg, que fornece informações financeiras basicamente para o mercado de investidores profissionais, aumentou tanto a demanda de informações vinda da sua base de assinantes estabelecida quanto o número de novos assinantes, explica o chefe de vendas da Bloomberg para a América Latina, Geraldo Coelho. A Bloomberg, devido à uma restrição da sua política interna, não informa os números mas Coelho garante que o crescimento da demanda neste ano é bastante significativo.

Segundo ele, os usuários  têm utilizado com intensidade todos os serviços da empresa, incluindo notícias, informações sobre empresas e fundos, cotações, análises de riscos e crescentemente o sistema de negociação eletrônica de títulos. “Apesar do aumento da demanda o sistema não sofreu com instabilidades nesse período”, garante Coelho. “Isso é uma coisa que tem nos rendido muitos elogios dos clientes”.

De acordo com o executivo, cada usuário possui um token e com ele pode acessar todos os serviços do sistema. No início da pandemia a companhia, que normalmente opera com uma tela dupla de formato grande, adaptou seu sistema para reconhecer telas de qualquer tamanho e adaptar o conteúdo informativo ao formato de cada uma, tornando mais confortável o acesso por laptop dos usuários que estavam em casa em quarentena. Embora os tradicionais terminais de tela dupla da Bloomberg continuem presentes nos ambientes corporativos, com o esvaziamento dos escritórios eles tornaram-se menos utilizados e os formatos mais utilizados passaram a ser as telas pequenas dos laptops, acessados em casa pelos executivos.

Por ter todos os serviços e funções integradas, e funcionar através de um token que libera o acesso a um indivíduo identificado, o sistema da Bloomberg dá à alta gerência das empresas contratantes a rastreabilidade dos movimentos feitos por cada um dos seus usuários, em todos os canais, garantindo a compliance e a governança das operações. “Acho que a pandemia acelerou algumas tendências, tornando habituais coisas que há menos de um ano eram ainda incipientes e levariam anos para se consolidarem”, diz Coelho. “Uma coisa que notamos é o aumento da utilização da negociação eletrônica de títulos. Antes da pandemia esse serviço já existia, mas era menos utilizado, as pessoas ainda gostavam de fazer a negociação via telefone, mas agora estão usando muito a negociação eletrônica”.

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