Investo: primeiros ETFs de renda fixa internacional chegam ao Brasil


Investo Gestão de Recursos

A Investo é a primeira gestora de recursos independente do Brasil exclusivamente focada em ETFs (Exchange Traded Fund), cujo objetivo é dar acesso ao mercado brasileiro a investimentos globais através de fundos negociados em bolsa.


A Investo, como gestora nascente, não podia se dar ao luxo de ter o segundo melhor produto do mercado. Para lançar, nós fomos atrás do melhor índice, e é a Bloomberg que tem os melhores índices de renda fixa internacional.”

Cauê Mançanares, CEO da Investo


Contexto

Após o lançamento de seis ETFs de renda variável, a gestora buscava oferecer instrumentos de renda fixa internacional já consolidados, proporcionando aos clientes acesso fácil e transparente a produtos de investimento altamente representativos no exterior.


Renda fixa off-shore: categoria pouco difundida no mercado brasileiro.


Participação de ETFs na indústria de fundos no Brasil é de 0,6%. Nos EUA, representa 26,7% (2022).


Problema

Encontrar índices que permitissem acesso a títulos de renda fixa globais que entregassem diversificação e liquidez, de modo a viabilizar a criação dos ETFs.


Categoria composta do milhares de ativos, dificultando a escolha e negociação dos títulos.


Solução

Dois índices de renda fixa – um composto por títulos emitidos nos EUA e outro por títulos ex-EUA – formados por milhares de títulos, incluindo categorias diferentes, como papéis soberanos, títulos corporativos e securitizados.


Precisão dos dados


Diversificação e liquidez


Os índices da Bloomberg permitem aos clientes que compram esses ETFs analisarem a composição dos ativos de forma detalhada e confiar na precisão dos dados, garantindo que as aplicações estarão alinhadas às suas estratégias de alocação e gerenciamento de riscos.

Benefícios


Diversificação: acesso a milhares de ativos globais, incluindo categorias como papéis soberanos, títulos corporativos e securitizados.


Liquidez: mesmo com milhares de ativos, os índices permitem a manutenção da carteira teórica sempre que houver a necessidade de rebalanceamento dos fundos.


Integração com o Terminal: Bloomberg facilita o monitoramento da captação e resgate de ETFs, além da identificação de investidores institucionais potencialmente interessados em investir nos ETFs.


Agende uma demo.