JPMorgan prepara estratégia de hedge funds com AI

Por Katia Porzecanski.

O JPMorgan Chase quer explorar a inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) além da área de bancos de investimentos e aplicá-la em hedge funds.

O braço de gestão de recursos do banco planeja uma estratégia para investir em hedge funds novatos e estabelecidos de arbitragem estatística e machine learning, segundo uma pessoa com conhecimento do assunto. O veículo – chamado por enquanto de Machine Learning Fund Ltd. – vai operar dentro do negócio de hedge funds do JPMorgan, que administra cerca de US$ 15 bilhões, segundo documentos regulatórios de 20 de junho.

O JPMorgan gastou bilhões na corrida tecnológica com rivais como o Morgan Stanley ao adotar inteligência artificial e machine learning em banco de investimento e consultando especialistas do setor para ajudar a moldar a estratégia. No ano passado, o banco abriu uma unidade de ciência de dados de capital em seu negócio de gestão de recursos para explorar como a inteligência artificial pode melhorar as decisões de investimento.

A estratégia de machine learning do JPMorgan ocorre em um momento em que o uso de inteligência artificial aumenta entre gestores de hedge funds, em um esforço para se destacar em um terreno competitivo. Com o machine learning, um subconjunto da inteligência artificial, os computadores melhoram sua capacidade de encontrar sinais de negociação com base em dados coletados ao longo do tempo, sem precisar de muita intervenção humana.

Os hedge funds de inteligência artificial e machine learning perderam dinheiro este ano, de acordo com um índice Eurekahedge com cerca de 14 fundos que usam a tecnologia. Mas, no longo prazo, essa categoria supera outros fundos controlados por computador.

Uma porta-voz do JPMorgan, de Nova York, não quis comentar.

Agende uma demo.