JPMorgan recomenda títulos do Panamá conforme o escândalo diminui

Por Matthew Bristow.

Manchetes negativas ocasionadas pelo escândalo dos Panama Papers no primeiro semestre podem ter aberto uma oportunidade para comprar títulos soberanos do país da América Central, de acordo com o JPMorgan. O banco aumentou sua recomendação para o país de “overweight” para “marketweight”, dizendo que os títulos tiveram baixo desempenho neste ano, mesmo a economia permanecendo como “top performer”.

“As verdadeiras consequências econômicas desse fiasco não serão tão graves”, disse Franco Ucceli, analista de mercados emergentes do JPMorgan. “Todos os outros fatores que têm sustentando o crescimento no país continuam lá, e estão lá para ficar. Se os títulos tiveram baixo desempenho como consequência de alguma aversão a risco relacionada aos Panama Papers, você deveria comprar Panamá”.

A recente inauguração da expansão do Canal do Panamá e a construção da linha de metrô da Cidade do Panamá também contribuirão com o crescimento do país, de acordo com o JPMorgan. Os títulos em dólar do país tiveram retorno de 9,8% neste ano, em comparação com os 12% para mercados emergentes no Índice de Títulos Soberanos Contra Dólares da Bloomberg.

O JPMorgan também subiu a classificação da Colômbia de “underweight” para “marketweight” citando menor incerteza política, preços mais altos para o petróleo e um gap de contabilidade corrent chegando mais rápido do que o esperado. O banco também elevou o Equador para “overweight”, novamente mencionando a perspectiva mais positiva para o petróleo.

Agende uma demo.