JPMorgan vê "pausa saudável" depois de rali estelar de ações

Por Vinícius Andrade.

O rali das ações brasileiras pode estar perto de uma pausa, disse o JPMorgan, já que a retomada das atividades no Congresso pode abrir caminho para uma interrupção na recuperação do mercado, com os operadores avaliando a probabilidade de aprovação da reforma da Previdência neste ano.

“Acreditamos que depois de um desempenho espetacular, tanto em 2018 quanto no acumulado do ano, seria hora de uma pausa saudável, especialmente agora que o Congresso reabriu e que o barulho provavelmente aumentará”, disse a estrategista do JPMorgan Emy Shayo em relatório de 3 de fevereiro. Ainda assim, o banco reiterou sua recomendação overweight para o Brasil.

As ações brasileiras subiram 18% desde o primeiro turno das eleições no ano passado. A administração de Jair Bolsonaro tem se comprometido a seguir uma agenda pró-mercado, incluindo a reforma da Previdência.
O cenário base do JPMorgan vê o Ibovespa 106.000 pontos no final de 2019, enquanto seu cenário otimista coloca o índice aos 124.000 pontos – sinalizando um potencial de alta de até 28%. O índice subiu 15 por cento no ano passado e teve valorização de 11 por cento até agora este ano.

Economistas do JPMorgan atribuem uma chance de 80 por cento de a nova administração aprovar pelo menos uma reforma previdenciária modesta, mas espera que o governo enfrente dificuldades para negociar apoio às reformas, particularmente no Senado.

“O diabo está nos detalhes e o risco de execução permanece na mente de todos”, escreveram economistas liderados por Cassiana Fernandez em relatório separado de 3 de fevereiro.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.