Lenta aposentadoria da LIBOR abre espaço para novas oportunidades

Mengyuan Liu e Nick Burrough, especialistas de mercado da Bloomberg, contribuíram para este artigo. Versão original inicialmente publicada no Terminal Bloomberg.

Contexto

Parece que vai levar mais tempo do que se esperava para que os benchmarks da taxa internbancária de Londres (LIBOR) desapareçam.

Em 30 de novembro, a ICE Benchmark Administration apresentou propostas para descontinuar a LIBOR, incluindo o fim dos fixings da LIBOR de uma semana e de dois meses em dólares, juntamente com todos os períodos de maturidade para as demais moedas, no final de 2021. Outros vencimentos da LIBOR em dólar terminariam em 30 de junho de 2023, data mais tardia do que inicialmente sinalizado. Enquanto isto, os reguladores querem que os grandes bancos se afastem do benchmark o mais rapidamente possível.

Como acompanhar a transição da LIBOR?
Saiba mais

“Os planos dos reguladores de atrasar a descontinuação da LIBOR em dólar (EUA) até meados de 2023 revelam o entendimento da realidade concreta de que o mercado não estará pronto se as coisas acontecerem muito rapidamente. Devido à pandemia da Covid-19, muito do trabalho relacionado à descontinuação da LIBOR foi adiado”, disse John Tan, chefe global das regiões de mercados financeiros do Standard Chartered Bank, à Bloomberg News.

O que está em jogo

A aposentadoria final da LIBOR criará oportunidades de trading para aqueles que conseguirem monitorar de perto a transição para os novos benchmarks. Por exemplo, o spread entre os contratos futuros de três meses da LIBOR, entre junho de 2023 e setembro de 2023, aumentou de 3,5 para 14,5 pontos-base.

A razão para spreads mais amplos é que os reguladores fixarão um spread para a liquidação de contratos antigos quando finalmente decidirem as datas de transição. A Bloomberg Intelligence prevê anúncios de pré-cessação da LIBOR no primeiro trimestre de 2021.

Ao contrário da LIBOR, que reflete as taxas que os bancos cobram entre si por empréstimos, sua sucessora, a taxa de financiamento overnight garantida (SOFR), deriva dos custos overnight mais baixos para contratos de recompra garantidos por ativos do Tesouro. O método para calcular as liquidações de derivativos após tais datas de transição envolverá a SOFR mais um prêmio fixo da LIBOR sobre a SOFR. Antes do atraso anunciado, alguns traders esperavam que a mudança para o modelo mais previsível (SOFR-plus-spread) acontecesse antes da transição de 30 de junho de 2023, com base na volatilidade implícita do mercado em contratos com liquidação de futuros subjacente.

Utilize as funcionalidades do Terminal Bloomberg para acompanhar a LIBOR e suas substitutas durante a fase de aposentadoria da taxa para compreender a faixa de possíveis resultados diferentes.

Rastreamento

A ferramenta “Análise de Spread” da Bloomberg pode analisar o spread entre contratos futuros de três meses da LIBOR com vencimento antes e depois da nova data de descontinuação.

Digite “spread histórico” na linha de comando e selecione “HS – Análise de Spread”. O atalho é HS .

A ferramenta “Análise de Spread” também pode rastrear o spot spread de cinco anos entre a LIBOR e o swap indexado overnight:

Digite “LIBOR de 3 mêses” no campo “Cpr” e selecione o índice US0003M. Depois, digite “usd swap ois” no campo “Vnd” e selecione USSOC Curncy. Clique no campo “Dados” e selecione “Últ preço”. Em seguida, clique em “5A” na barra de períodos.

O impacto no mercado de opções pode ser observado na ferramenta “Análise de Spread”:

Digite “eurodollar midcurve 2y mar23” no campo “Cpr” e selecione 2EH3 Comdty, que é uma opção com a taxa LIBOR para futuros em Eurodólar para março de 2023 como subjacente. Digite “graph volatility” na linha de comando do Terminal e selecione GV – Graph Volatility. O atalho é “2EH3 Comdty GV”.

Para mais informações sobre esta ou outras funcionalidades do Bloomberg Professional Service, clique aqui e solicite uma demonstração com um de nossos representantes de vendas. Clientes que já possuem uma assinatura podem pressionar no teclado Bloomberg.

Agende uma demo.