Limite torna bitcoin moeda alternativa improvável, diz Gross

Por John Gittelsohn, Scarlet Fu e Julia Chatterley.

A oferta limitada do bitcoin pode aumentar o valor da moeda por enquanto, mas também o transforma em substituto improvável de moedas ou do ouro em tempos de dificuldades econômicas, segundo Bill Gross, o bilionário gerente de títulos da Janus Henderson Group.

“Não é realmente uma alternativa monetária no momento”, disse Gross na quinta-feira em entrevista à Bloomberg Television. “Fazer compras no supermercado será um pouco difícil.”

Apenas 21 milhões de bitcoins poderão ser cunhados segundo os termos da moeda digital. A alta volatilidade da criptomoeda também é um impedimento para seu uso amplo como reserva de valor, segundo Gross, que administra o Janus Henderson Global Unconstrained Bond Fund, de US$ 2,2 bilhões.

O valor do bitcoin tem sido inflacionado juntamente com o de outros ativos como resultado das políticas de redução das taxas de juros pelos bancos centrais globalmente, disse Gross. Essas decisões aumentaram o apetite dos investidores por ativos de maior risco na busca por rendimentos maiores.

Os investidores estão olhando para o bitcoin “como uma mania que está em um movimento de preço ascendente”, disse ele.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.