Mais da metade dos CEOs vê desaceleração do PIB global em 2020

Por Lucy Meakin.

A proporção de diretores-presidentes que esperam uma desaceleração do crescimento global neste ano multiplicou por 10 desde 2018, de acordo com pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers.

Isso significa que mais da metade dos 1.581 CEOs questionados em 83 países acredita que o ritmo de expansão vai perder força, o maior número desde que a PwC começou a fazer a pergunta em 2012. Em todas as regiões, os executivos relataram maior pessimismo. A confiança nas perspectivas de crescimento da receita de suas próprias empresas – no curto e no médio prazo – caiu para o menor nível desde 2009.

As maiores preocupações são excesso de regulamentação, disputas comerciais e crescimento econômico incerto, segundo o relatório.

A pesquisa da PwC, realizada entre setembro e outubro de 2019, é lançada quando acontece o Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. Na semana passada, o presidente do fórum, Borge Brende, reforçou o tom da pesquisa, alertando em conferência de imprensa em Londres que “estamos diante de uma desaceleração sincronizada da economia global. E também estamos diante de uma situação em que a munição de que precisamos para combater uma possível recessão global é mais limitada.”

Agende uma demo.