Por Rachel Gamarski.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, adota uma nova frente na tentativa de lapidar sua imagem para uma eventual candidatura ao Palácio do Planalto: um reforço de atuação nas redes sociais. Depois de revigorar a estratégia no Twitter, agora com um estilo mais personalizado, o ministro irá se lançar no Facebook e no LinkedIn, disse uma fonte com conhecimento direto do assunto sob condição de anonimato.
Desde a mudança de estratégia do ministro, há cerca de 10 dias, ele ganhou mais de 1.000 seguidores no Twitter e agora conta com cerca de 29.000, segundo dados compilados pela Bloomberg.
Além de tuitar diariamente, Meirelles passou a priorizar seu nome nas apresentações em que comenta os resultados positivos da economia. Também é possível notar um tom mais popular na comunicação: na quarta-feira, o ministro destacou que a queda da inflação ajuda as famílias mais pobres.
O ministro estava insatisfeito com sua visibilidade e quer que sua imagem nas redes sociais reflita a melhoria da atividade econômica dos últimos meses.
A estratégia está sendo liderada pelo publicitário Fábio Veiga, da agência Neovox, recém contratado pelo ministro, segundo a fonte. A contratação de Veiga, também responsável pela publicidade do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), foi noticiada nesta semana por O Globo.
Além do publicitário, Meirelles agora tem um funcionário para ajudá-lo a fazer vídeos que são veiculados em suas contas na internet.
De olho também na saúde, Meirelles, 72 anos, procura fazer atividade física com frequência e chegou a instalar uma bicicleta ergométrica em seu gabinete, disse uma outra fonte próxima ao ministro.
Apesar de não assumir sua candidatura à presidência, Meirelles tem dito, quando perguntado, que irá anunciar sua decisão sobre concorrer ao Palácio do Planalto até março. O Ministério da Fazenda informou, por meio da assessoria de imprensa, que não irá comentar o assunto.
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