Mercado Argentino

Por Katia Porzecanski.

Uma vitória do Mauricio Macri na eleição presidencial da Argentina significaria a entrega de uma grande colheita para fundos de hedge. Depois de terminar em um empate técnico surpreendente com Daniel Scioli pioneiro na votação no primeiro turno, Macri é agora o favorito para sair vitorioso em 22 de novembro. Citi colocou suas chances de ganhar em 55%.

Para os fundos de hedge, as promessas de Macri para resolver uma década de disputas da dívida da Argentina com os credores e abandonar as políticas que têm impedido a economia pode aumentar dramaticamente o valor de seus investimentos em obrigações. Por exemplo, incumprimento de bônus com vencimento em 2033 pode saltar pelo menos 5% do seu preço atual de cerca de 110,5 centavos de dólar, se prevalecer Macri, de acordo com Donato Guarino, estrategista do Citi.

“Nós estamos agora em um cenário onde você tem que ter exposição a Argentina e está indo para pagar”, disse Luciano Cohan, economista-chefe da empresa de pesquisa e consultoria com sede em Buenos Aires, Elypsis, a única a prever corretamente o resultado das eleições.
Um preço de 116,25 centavos de vencidos juros que atualmente totaliza cerca de 15 centavos. Ele também é baseado em uma expectativa de que, em uma presidência de Macri, a Argentina serão negociar em conformidade com os mutuários que têm ratings soberanos na camada B, Donato disse em um relatório de 27 de outubro. A dívida externa da Argentina é atualmente classificada em Caa2 pela Moody’s. S&P com um grau de incumprimento seletivo sobre a dívida no exterior.

Embora argentinos inadimplentes no ano passado depois que o presidente Cristina Fernández de Kirchner se recusou a cumprir a ordem judicial da corte para pagar os credores holdout liderados pelo bilionário Paul Singer, o país deve ser classificado como alto BB-, independentemente de quem se torne presidente, disse Guarino.

Ele citou a renda per capita argentina e o crescimento econômico potencial entre os seus motivos.

Guarino disse que as notas de 2033 podem cair tanto quanto 103,75 centavos se Scioli ganhar. Scioli, o candidato do partido no poder, se comprometeu a fazer apenas mudanças limitadas às políticas de seu antecessor.
“Enquanto Scioli é provável para tentar um acordo rápido com redutos, acreditamos que este seria impulsionado por sua abordagem mais gradualista, o que exigirá necessidades de financiamento mais altos em dólar”, Guarino escreveu. A Argentina é susceptível de emitir mais dívida sob um governo Scioli, “o que deve impactar negativamente os preços.”
 

graf06a

 
A perspectiva de uma vitória de Macri já implicou uma alta média de 4,2% nos títulos nacionais desde a eleição de domingo.

Robert Tancsa, estrategista do Morgan Stanley, estima que os rendimentos sobre os títulos podem cair a 7.1% até ao final de 2016, se o próximo presidente adotar rapidamente políticas que ajudem a reanimar o crescimento econômico e a uma inflação mais lenta. As notas atualmente rendem cerca de 9% ao ajustar os juros vencidos, de acordo com estimativas da Bloomberg.
 

graf06b

 
Se a Argentina continuar com as políticas de Fernandez, os rendimentos podem ir até cerca de 12,6%, de acordo com Tancsa.

“Um front-loading de ajustes e reformas políticas, incluindo a liquidação com os redutos, seria bem-vinda pelos investidores”, Tancsa disse em um e-mail.

Agende uma demo.