Mercado brasileiro de equity ainda não está barato

Por Deirdre Fretz.

O Ibovespa fechou em 44.366 pontos no dia 24 de agosto, cerca de metade entre o pico e o vale de 2008. Ao se ajustar ao dólar dos EUA, o índice caiu ainda mais, chegando a 12.523 pontos, abaixo do menor ponto de 2008, que ficou em 12.712. Esse nível não é visto desde 2005. Ainda assim, várias medidas sugerem que o declínio recente ainda não colocou os ativos brasileiros em nível de barganha.
 

pag02_grafA

 
Os preços futuros do Ibovespa para 12 meses, em relação aos ganhos, acabam de cair abaixo da sua média de sete anos e se mantêm mais altos que o ponto mais baixo, de 5,4 vezes, atingido em outubro de 2008. O baixo crescimento econômico está mantendo as expectativas de ganhos baixas. Isso, por sua vez, está mantendo o nível da relação preço para ganhos, impedindo quedas maiores, mesmo depois das recentes quedas de preço. Apenas 15 no índice de ações mostram um ganho nos últimos 12 meses, e esse número cai para seis quando os ganhos são ajustados ao dólar.
 

pag02_grafB

 
O volume negociado de ações no índice continua a cair dos 120 bilhões em 2013 e 89 bilhões em 2014. Por enquanto, o valor parece estar se encaminhando para 87 bilhões em 2015. Com a taxa Selic local em 14,25 por cento oferecendo retorno real sobre a inflação, os investidores locais continuam a sair do mercado em uma taxa mais rápida do que os investidores externos fizeram até o momento neste ano.

Os investidores estrangeiros são responsáveis, atualmente, por 52 por cento do mercado, alta em relação aos 35 por cento de média registrados poucos anos atrás ou sobre os 27 por cento registrados há mais de dez anos.
 

pag02_grafC

 
Mas o financiamento barato para investidores estrangeiros pode estar com os dias contados. A saída acelerada de investimentos internacionais pode funcionar como um catalisador e aumentar ainda mais as quedas da Ibovespa, já que o Federal Reserve se prepara para aumentar as taxas de juro e com o fim previsto do quantitative easing na Europa e no Japão.

Agende uma demo.