Mercado de Títulos do Tesouro superestima riscos de inflação?

Li Zhao, especialista de mercado da Bloomberg, contribuiu para este artigo. Versão original inicialmente publicada Terminal Bloomberg.

Contexto

Os Títulos do Tesouro podem ter algum alívio após implacáveis vendas totais (sell-offs), já que o risco de um pico contínuo na inflação parece limitado.

O rendimento no benchmark de 10 anos saltou de 1,36% para 1,6% em 25 de fevereiro e desde então recuou cerca de 20 pontos base. O título de cinco anos — o mais atingido — pode se beneficiar de qualquer reversão. O rendimento real do título de 10 anos, que desconta a inflação e é visto como um indicador mais “puro” das perspectivas de crescimento, subiu para -0,93% em meados de fevereiro, o maior valor em cerca de um mês.

“O movimento de alta nos rendimentos nominais, impulsionados pelas taxas de juros reais, sugere que os riscos para o crescimento e o abastecimento — dadas as maiores chances de um pacote [de gastos do governo] da ordem de 1,9 trilhões de dólares — estão sendo incorporados no preço”, disse Priya Misra, estrategista da TD Securities, para a Blomberg News. “Por enquanto, o movimento pode continuar porque as taxas de juros reais ainda estão perto dos mínimos históricos”.

O que está em jogo

Para os investidores, o desafio é entender como a inflação afetará o mercado de Títulos do Tesouro no futuro. Os preços ao consumidor nos EUA  e a taxa de utilização de capital  estão em um declínio de longo prazo e permanecem muito abaixo dos níveis pré-pandemia. Pode levar certo tempo para que as atividades se recuperem antes que a inflação ultrapasse a média das últimas décadas.

No entanto, as expectativas de inflação estão crescendo rapidamente no curto prazo, com a breakeven rate de dois anos superando a de 10 anos nos EUA. Este é um fenômeno raro. No longo prazo, o IPC dos EUA pode cair, a julgar pela breakeven rate de 10 anos. Os preços ao consumidor e a taxa de ocupação da indústria também parecem estar em uma tendência descendente de longo prazo, de acordo com dados do Terminal Bloomberg.

O chamado five-year butterfly-spread index (artigo disponível apenas em inglês) — que mede o desempenho das Notas do Tesouro de cinco anos em relação aos seus pares de dois e 10 anos — saltou em fevereiro e no dia 25, o spread atingiu um pico de dois desvios-padrão acima da média mensal. Seu índice de força relativa (RSI) atingiu 80, sugerindo que uma reversão está prestes a acontecer.

Rastreamento

Utilize a ferramenta “Taxas Mundiais de Equilíbrio de Inflação” (ILBE), da Bloomberg, para acompanhar as expectativas de inflação dos EUA; digite “Análise do Histórico do Spread” para explorar oportunidades em uma negociação butterfly.

Digite “breakeven” na linha de comando, selecione “ILBE USD – Taxas Mundiais de Inflação: EUA Global Inflation Breakeven” e aperte . O atalho é ILBE USD.

Use a ferramenta “Análise do Histórico do Spread” para encontrar oportunidades à medida que as taxas mudam.

Digite “Análise do Histórico do Spread” e selecione esta opção na lista. O atalho é HSA.

Para mais informações sobre esta ou outras funcionalidades do Bloomberg Professional Service, solicite uma demonstração com um representante de vendas da Bloomberg. Clientes que já possuem uma assinatura podem pressionar <HELP HELP> no teclado Bloomberg.

Agende uma demo.