Mercado de veículos elétricos começa a crescer na América Latina

  • As vendas têm dobrado anualmente, embora os volumes ainda sejam pequenos
  • O Brasil representa mais da metade do mercado emergente de veículos elétricos

Por Natalia Castilhos Rypl

(BloombergNEF) –

As vendas de veículos elétricos estão aumentando na América Latina, impulsionadas por compradores de carros de luxo. A região registrou quase 25.000 veículos elétricos em 2021, mais que o dobro de 2020. Embora os números ainda sejam consideravelmente menores que os da Europa, o mercado está crescendo rapidamente.

Na região como um todo, os veículos elétricos representaram 0,7% do total de carros vendidos em 2021, com taxas variadas em diferentes países. O Brasil registrou o maior número de unidades vendidas, um total de 13.000, e a Costa Rica liderou em valores percentuais, com 2,7% de todos os carros vendidos sendo elétricos ou híbridos com plug. O México é o único país da América Latina que fabrica veículos elétricos, focando também na exportação para os EUA.

A BNEF prevê um aumento na fatia de elétricos em relação as vendas totais de automóveis para 2% a 4% até 2025 no Brasil e México, os dois maiores mercados da região. Em comparação, os veículos elétricos representaram 20%, 15% e 4,5% das vendas na Europa, China e EUA em 2021, respectivamente.

Os veículos elétricos híbridos plug-in foram responsáveis por dois terços dos veículos elétricos vendidos na América Latina em 2021, um possível reflexo da insegurança dos consumidores ocasionada pelas limitações de locais públicos para carregamento das baterias.

 

Natalia Castilhos Rypl é uma analista da BloombergNEF, com sede em São Paulo. Ela cobre os mercados de transição energética na América Latina.

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