México tem desempenho um pouco melhor para fazer negócios, enquanto restante da região derrapa na pesquisa da IMD

Por James Crombie.

O México é o único país da América Latina que tem o ambiente para negócios neste ano melhor do que no ano passado, segundo o mais recente ranking de competitividade mundial da IMD. O México passou do 41º lugar para a 39ª posição neste ano. Em 2013, ocupava a 32ª colocação.

O Brasil caiu para a 56ª posição, ocupava a 54ª, no levantamento anual divulgado no dia 27 de maio. “O Brasil está sofrendo com uma queda na economia doméstica e por conta das opiniões menos otimistas de executivos”, disse o IMD.

O Chile caiu para a 35ª (era 31º) e o Peru para 54º (era 50º), enquanto a Colômbia se manteve como 51º. A Argentina caiu para 59º (de 58º) e a Venezuela permaneceu na última posição da tabela, em 61º.
 

tabela8

 
Os Estados Unidos ocuparam novamente o topo do ranking graças a sua eficiência de negócios, o setor financeiro, inovação e a efetividade da sua infraestrutura, disse o IMD. Ao todo, nove países do top 10 também estavam entre os 10 mais importantes em eficiência de negócios. A eficiência de negócios é definida com foco na capacidade de um país de encorajar as empresas a inovar ao mesmo tempo em que se mantêm lucrativas e responsáveis.

“A eficiência nos negócios exige maior produtividade e a competitividade dos países está, em grande parte, relacionada com a capacidade das empresas se manterem lucrativas no decorrer do tempo,” disse Arturo Bris, diretor do Centro de Competitividade Mundial do IMD. “Aumentar a produtividade continua a representar um desafio crucial para todos os países.”

O ranking do IMD analisa mais de 300 critérios, sendo que dois terços deles são baseados em indicadores estatísticos e o restante tem base em uma pesquisa com 6.234 executivos internacionais.
 
box2

Agende uma demo.