Michael R. Bloomberg aprofunda o compromisso de levar o mundo além do carvão - Governo brasileiro faz parte da coalizão

CEO e Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para Energia Sustentável para Todos, Damilola Ogunbiyi, anuncia parceria expandida com a Bloomberg Philanthropies para apoiar países em desenvolvimento na África, Ásia e América Latina para acelerar a eliminação do carvão, desenvolver caminhos viáveis para o net-zero e acelerar implantação de energia limpa

A Bloomberg Philanthropies também fará parceria com a Glasgow Financial Alliance for Net Zero para mobilizar financiamento para projetos de energia limpa, apoiando instalações de preparação de projetos

Mark Carney, Special Envoy da ONU para Ação Climática e Finanças, servirá como consultor especial

Hoje na COP27 Michael R. Bloomberg, Special Envoy da ONU para Ambição e Soluções Climáticas – ao lado de Sua Excelência Nana Akufo-Addo, Presidente da República de Gana, Damilola Ogunbiyi, CEO e Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para Energia Sustentável para Todos e Co-Presidente da ONU-Energia, e Mark Carney, Special Envoy da ONU para Ação Climática e Finanças e Membro do Conselho da Bloomberg Philanthropies – anunciaram uma abordagem expandida para ajudar a realizar sua missão de longa data de mover o mundo além do carvão. Limitar o aquecimento global a 1,5°C exigirá um aumento significativo do fornecimento de energia limpa para permitir a transição dos combustíveis fósseis. O anúncio de hoje apoiará uma estratégia de duas frentes da Bloomberg Philanthropies para ajudar o mundo a reduzir as barreiras políticas, técnicas e financeiras à transição energética:

  1. Avanço da política e expansão da capacidade: Trabalhar com governos nacionais e locais em todo o Sul Global para desenvolver planos de transição energética, implementar as políticas públicas necessárias e fornecer as habilidades e treinamento para acelerar o desenvolvimento de energia limpa e eliminar gradualmente o uso de combustíveis fósseis.
  2. Mobilização de capital para o desenvolvimento de energia limpa: Parceria com a Glasgow Financial Alliance for Net Zero (GFANZ) para ajudar a mobilizar o fluxo de capital privado para projetos de transição de energia limpa em mercados emergentes e países em desenvolvimento.

“Vimos que é possível expandir o acesso à energia limpa e acessível e reduzir as emissões de carbono ao mesmo tempo”, disse Michael R. Bloomberg, Special Envoy do secretário-geral da ONU para Ambição e Soluções Climáticas e fundador da Bloomberg Philanthropies. “Ajudamos a fechar mais de dois terços das usinas de carvão nos EUA e colocamos mais da metade da Europa no caminho da aposentadoria – e precisamos fazer progressos como esse em todo o mundo. Fazer isso – e superar os obstáculos que impedem o investimento – requer parceria entre governo, empresas e filantropia. Também requer assistência técnica e análise econômica e política – o lado do desenvolvimento energético que não recebe muita atenção, mas pode significar a diferença entre investimento em carvão e energia limpa. É isso que estamos fornecendo a vários países ao redor do mundo, e a expansão de nosso trabalho na África, Ásia e América Latina ajudará mais países a desenvolver mais energia limpa, mais rapidamente.”

“Em Gana, estamos comprometidos em diversificar nosso portfólio de energia e aumentar nossa geração de energia renovável. Esse compromisso da Bloomberg Philanthropies será fundamental para expandir nossos esforços de energia renovável e garantir que possamos cumprir nossas metas de energia limpa”, disse Sua Excelência Nana Akufo-Addo, Presidente da República de Gana.

“Sustainable Energy for All já fez parceria com o governo da Nigéria para desenvolver um Plano de Transição Energética que ajudou a estimular o presidente Buhari na COP26 a anunciar o compromisso do país com o net-zero até 2060. Estou animada que, por meio dessa parceria com a Bloomberg Philanthropies, vamos aproveitar essa experiência para expandir o apoio a outros países em desenvolvimento também”, disse Damilola Ogunbiyi, CEO e Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para Energia Sustentável para Todos e Co-Presidente da ONU-Energia. “Além disso, o trabalho da SEforALL junto com outros parceiros para escalar um robusto mercado de carbono africano fornecerá um impulso adicional para desbloquear o financiamento climático muito necessário que será transformador para a região.”

“Para alcançar o net-zero até a metade do século, precisamos mobilizar capital privado significativo para energia limpa e a aposentadoria acelerada responsável do carvão”, disse Mark Carney, co-presidente da GFANZ e Special Envoy da ONU para Ação Climática e Finanças. “Esta parceria – que combina o potencial catalítico da filantropia com a experiência financeira e o alcance da GFANZ – pode ajudar a desbloquear o financiamento na escala necessária para apoiar as transições energéticas de mercados emergentes e economias em desenvolvimento.”

Cerca de 770 milhões de pessoas – principalmente na África e na Ásia – não têm acesso à eletricidade. À medida que os países do Sul Global se desenvolvem e a demanda por energia cresce, garantir que as necessidades de energia sejam atendidas por energia limpa em vez de combustíveis fósseis será crucial para atingir as metas climáticas internacionais. Na maioria dos países da África e da Ásia, o carvão – a forma de combustível mais poluente da Terra – é a fonte dominante de geração de eletricidade, levando a resultados ruins para a qualidade do ar, saúde e clima e minando a competitividade dessas economias. Ancorada nos programas de energia limpa em andamento da Bloomberg Philanthropies em 32 países e na UE, essa expansão ajuda a cumprir o apelo do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para garantir o acesso à energia limpa para todos até 2030.

“A Bloomberg Philanthropies está entusiasmada em trabalhar ao lado de nossos parceiros para trazer os recursos políticos, técnicos e financeiros para uma transição rápida e justa dos combustíveis fósseis no Sul Global”, disse Antha Williams, que lidera o programa global de clima e meio ambiente na Bloomberg Philanthropies. “Esta transição não é apenas necessária e urgente para ficar em linha com 1,5 graus Celsius, mas também tem um grande potencial para expandir as oportunidades econômicas e levar a vidas mais longas e saudáveis para mais de dois bilhões de pessoas.”

Trabalhando com governos nacionais e locais para avançar no planejamento, moldar políticas e expandir a capacidade

Planejamento baseado em dados e políticas públicas fortes são cruciais para liberar o potencial de energia limpa no Sul Global. Em 25 países, a Bloomberg Philanthropies trabalhará com Sustainable Energy for All e outros parceiros para apoiar os países no desenvolvimento de planos de transição energética que usarão dados e análises robustos para traçar um caminho confiável para alcançar o acesso universal à energia até 2030 para um futuro net-zero justo e equitativo. Este trabalho se concentrará em ajudar a semear a governança, os dados e a infraestrutura local necessários para preparar o caminho para um futuro de energia limpa:

  1. Parceria com governos nacionais e locais: Trabalhar com governos nacionais e locais para aumentar a ambição, desenvolver e alavancar a pesquisa e facilitar o envolvimento da comunidade para ajudar a superar as barreiras políticas para a aposentadoria antecipada de usinas a carvão nos principais países e para acelerar a implementação de planos de transição de energia limpa justos e equitativos.
  2. Fortalecendo a ação climática local e a força de trabalho de energia limpa: Trabalhe com organizações locais, pequenas empresas e universidades para aumentar o treinamento de habilidades e as oportunidades de desenvolvimento técnico.
  3. Acompanhamento do progresso: forneça aos tomadores de decisão acesso a dados sobre a transição para energia limpa para acompanhar o progresso e planejar o crescimento futuro.

“O carvão é a maior fonte de emissões globais de carbono, e a geração de energia a partir do carvão se recuperou para níveis historicamente altos, longe do caminho para o net-zero consistente com a limitação do aumento da temperatura global a 1,5 graus”, disse Mary Schapiro, vice-presidente da GFANZ. “A GFANZ está comprometida com a transição de toda a economia para o net-zero, sustentada por caminhos e políticas setoriais. As redes regionais da GFANZ na África, na Ásia e na futuramente na América Latina ajudarão a garantir que o financiamento privado possa desempenhar seu papel na rápida expansão do financiamento de transição em EMDEs e no apoio à eliminação gradual gerenciada de ativos de alta emissão, incluindo carvão. Juntamente com a Bloomberg Philanthropies, a GFANZ está trabalhando para apoiar instituições financeiras que se esforçam para mobilizar financiamento para projetos de energia limpa e instalações de preparação de projetos.”

Parceria com GFANZ para mobilizar capital para desenvolvimento de energia limpa

Como parte dessa abordagem expandida, a Bloomberg Philanthropies também está em parceria com a GFANZ para apoiar a mobilização de capital para as transições energéticas de mercados emergentes e países em desenvolvimento (EM&DCs). Até 2030, somente os EM&DCs precisarão de mais US$ 1 trilhão em investimentos anuais em energia limpa para manter o planeta em um caminho net-zero. O financiamento nesta escala é agora uma possibilidade; mais de 550 instituições financeiras de 50 países se comprometeram com o net zero por meio de uma das alianças net-zero que compõem a GFANZ. No entanto, o financiamento privado ainda não flui para os EM&DCs em escala devido, em grande parte, à falta de projetos de transição energética passíveis de investimento. Em parceria com a GFANZ, a Bloomberg Philanthropies também trabalhará com instituições financeiras para:

  1. Fortalecer as oportunidades de investimento por meio da preparação de projetos: A GFANZ, por meio de suas redes na África, Ásia-Pacífico e América Latina a ser lançada em breve, fortalecerá as Instalações de Preparação de Projetos (PPFs) focadas na transição energética. Esta iniciativa abordará as barreiras existentes à eliminação progressiva do carvão e ao desenvolvimento de energia limpa, envolvendo instituições financeiras privadas no início do processo de preparação do projeto e fornecendo assistência técnica e financeira para ajudar os projetos a atender aos perfis de risco-retorno do financiamento privado.
  2. Elevar os padrões para créditos de carbono e alavancá-los em apoio à eliminação progressiva do carvão: a Bloomberg Philanthropies e a GFANZ trabalharão com as partes interessadas em todo o ecossistema de crédito de carbono – desde desenvolvedores de projetos a compradores de crédito, registros e órgãos de governança – para garantir que haja infraestrutura adequada para elevar os padrões em mercados voluntários de carbono e atividades de escala para apoiar as transições energéticas dos EMDCs. A Bloomberg Philanthropies e a GFANZ também apoiarão o desenvolvimento de créditos de carbono de alta qualidade para emissões evitadas da aposentadoria antecipada de usinas a carvão. Esses créditos podem fornecer um importante fluxo de receita alternativo para tornar a eliminação do carvão mais viável financeiramente.

“Reconhecendo que os países desenvolvidos devem assumir a liderança, o Sul Global também desempenha um papel crítico na transição para o zero líquido e o desenvolvimento sustentável”, disse Mahmoud Mohieldin, presidente da Rede GFANZ África e Campeão de Ação Climática de Alto Nível do Egito. “Não podemos continuar os negócios como de costume, pois os países em desenvolvimento e, em particular, a África enfrentam o peso dos impactos crescentes e acelerados das mudanças climáticas. A África, em particular, foi a que menos contribuiu para as emissões de gases de efeito estufa, mas enfrenta uma das maiores exposições a esses riscos. Fornecer alternativas de energia limpa é um importante impulsionador do progresso muito necessário em todo o continente.”

“A Ásia responde por mais da metade das emissões mundiais de gases de efeito estufa e será decisiva na transição global para net-zero. A Rede GFANZ APAC está trabalhando para catalisar o financiamento verde e de transição para apoiar economias e comunidades na transição progressiva do carvão para a energia limpa”, disse Ravi Menon, Presidente do Conselho Consultivo da Rede GFANZ APAC e Diretor Administrativo da Autoridade Monetária de Cingapura. “Esta parceria tem o potencial de acelerar esse trabalho para permitir que as instituições financeiras na Ásia tracem planos de transição confiáveis e facilitem a eliminação gradual dos ativos de geração de energia a carvão na região. O objetivo final é ajudar a fornecer energia limpa, acessível e acessível em toda a Ásia.”

“À medida que as populações do Sul Global crescem, também aumenta sua demanda por energia”, disse Francesco La Camera, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). “Investimentos maiores em recursos de energia limpa e renovável podem garantir energia confiável e acessível, ao mesmo tempo em que promove o progresso econômico e apoia as metas climáticas globais. A IRENA agradece a Bloomberg Philanthropies por reconhecer essa necessidade e por sua ação decisiva.”

“Os jovens são fundamentais para alcançar e redefinir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Jovens ativistas de energia em todo o mundo estão fornecendo inovação, urgência e soluções para uma transição energética que deve acontecer agora”, disse Akil Callender, especialista em jovens da Sustainable Energy for All. “Com a expansão da energia limpa no Sul Global, devemos utilizar este momento para fechar a lacuna de acesso à energia e fornecer resiliência climática nas áreas mais afetadas pelas mudanças climáticas: nossas pátrias.”

“A África tem potencial para ser um líder global de energia limpa se receber o apoio financeiro e os recursos adequados”, disse Saliem Fakir, Diretor Executivo da African Climate Foundation. “Obrigado a Michael Bloomberg e à Bloomberg Philanthropies por reconhecerem a necessidade de parcerias econômicas genuínas no continente para apoiar seu futuro de energia limpa. Este compromisso não só ajudará África a construir economias mais resilientes e diversificadas, mas também demonstrará a outros financiadores e instituições financeiras que investir em África é prudente e lucrativo. A África, com o apoio certo, pode deixar de depender de combustíveis fósseis e vincular uma transição de energia limpa a novas formas de modernização e caminhos industriais”.

Em ambos os pilares da estratégia, a Bloomberg Philanthropies se certificará de envolver os líderes locais para garantir que seu trabalho tenha um impacto real nas comunidades afetadas.

Damilola Ogunbiyi, CEO e Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para Energia Sustentável para Todos e Co-Presidente da UN-Energy, fará parceria com o Dr. Mahmoud Mohieldin, Campeão de Alto Nível das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas para o Egito e COP27 e Presidente do Conselho Consultivo do GFANZ Africa Network, para envolver os chefes de estado e líderes locais africanos ao longo deste processo. Paralelamente, Ravi Menon, Presidente do Conselho Consultivo da GFANZ Asia Pacific Network, trabalhará em estreita colaboração com o Dr. Mohieldin para promover o compartilhamento de conhecimento entre mercados emergentes e países em desenvolvimento na África e Ásia.

Liderada por Michael R. Bloomberg, um defensor global do clima e Special Envoy ao Secretário-Geral da ONU para Ambição e Soluções Climáticas, a Bloomberg Philanthropies está enfrentando a crise climática de todos os ângulos. A Bloomberg Philanthropies reúne prefeitos e outros líderes governamentais e empresariais, parceiros de base e defensores do meio ambiente para acelerar a transição do carvão para a energia limpa, melhorar a qualidade do ar e a saúde pública, promover ações climáticas locais e municipais, proteger e preservar os ecossistemas oceânicos e ajudar desbloquear bilhões de dólares em finanças sustentáveis. Até o momento, Mike Bloomberg investiu mais de US$ 1,5 bilhão em questões climáticas e ambientais.

Sobre a Bloomberg Philanthropies

A Bloomberg Philanthropies investe em 941 cidades e 173 países ao redor do mundo para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização se concentra em cinco áreas-chave para criar mudanças duradouras: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública. A Bloomberg Philanthropies abrange todas as doações de Michael R. Bloomberg, incluindo sua fundação, filantropia corporativa e pessoal, bem como a Bloomberg Associates, uma consultoria pro bono que trabalha em cidades ao redor do mundo. Em 2021, a Bloomberg Philanthropies distribuiu US$ 1,66 bilhão. Para mais informações, visite bloomberg.org ou siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn.

Sobre a Glasgow Financial Alliance for Net Zero (GFANZ)

A Glasgow Financial Alliance for Net Zero (GFANZ) é uma coalizão global de sete alianças net-zero específicas do setor financeiro que trabalham juntas para acelerar a transição mundial para emissões net-zero de gases de efeito estufa até 2050 e alcançar o objetivo do Acordo de Paris de limitar aquecimento global a não mais de 1,5°C. Por meio dessa coalizão, a GFANZ uniu mais de 550 firmas-membro de todo o setor financeiro, incluindo bancos, seguradoras, proprietários de ativos, gestores de ativos, prestadores de serviços financeiros e consultores de investimento, abrangendo 50 jurisdições.

Sobre Sustainable Energy for All

A Sustainable Energy for All (SEforALL) é uma organização internacional que trabalha em parceria com as Nações Unidas e líderes do governo, setor privado, instituições financeiras, sociedade civil e filantropias para impulsionar ações mais rápidas para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 (ODS7) — acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos até 2030—de acordo com o Acordo de Paris sobre o clima. Para mais informações, siga @SEforALLorg

###

Agende uma demo.