A Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos anunciou a escolha do Juiz Sérgio Fernando Moro e Michael R. Bloomberg para receberem o Prêmio Personalidade do Ano 2018.
O Prêmio Personalidade do Ano é realizado anualmente, desde 1970, pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos em Nova Iorque, com o intuito de homenagear dois líderes proeminentes, um brasileiro e um americano, que tenham exercido papel fundamental no fortalecimento das relações entre o Brasil e os Estados Unidos.
Juiz Sérgio Fernando Moro:
Juiz Moro tornou-se Juiz Federal em 1996, um ano após formar-se em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, seu Estado de origem. Posteriormente, concluiu mestrado e doutorado, recebendo o grau Juris Doctor pela Universidade Federal do Paraná, em 2002.
Antes de ser chamado para presidir casos na “Operação Lava Jato”, trabalhou em uma série de outros casos envolvendo crimes de colarinho branco. A pedido de uma Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), juiz Moro serviu como auxiliar no caso do “Mensalão”, que envolveu uma investigação sem precedentes sobre um esquema de compra de votos no Congresso Nacional do Brasil, que foi concluído em 2012.
Por causa de sua liderança no caso da “Operação Lava Jato”, o Juiz Moro foi classificado 13º na lista dos maiores líderes mundiais pela revista Fortune em 2016. No mesmo ano, a revista Time o incluiu em sua lista das 100 pessoas mais influentes do mundo e a revista Bloomberg Businessweek o classificou 10 º lugar na lista das 50 pessoas mais influentes no mundo das finanças.
Michael R. Bloomberg:
Michael R. Bloomberg é um empresário e filantropo que serviu três mandatos como prefeito da cidade de Nova Iorque. Ele cresceu em uma casa de classe média em Medford, Massachusetts. Bloomberg graduou-se pela universidade Johns Hopkins e concluiu um MBA pela Harvard Business School. Em 1966 ele foi contratado por Salomon Brothers, onde terminou administrando o departamento de informação da empresa. Em 1981, dispensado da Salomon durante uma reestruturação corporativa, fundou a Bloomberg LP com seus parceiros, em um escritório de apenas uma sala. Juntos, eles construíram um terminal de computador que propiciou a investidores terem acesso em tempo real aos preços de títulos do Tesouro. Hoje, Bloomberg LP é uma empresa global com mais de 19 mil funcionários, em mais de 176 locais em todo o mundo.
Em 2002, Bloomberg foi eleito o 108º Prefeito da cidade de Nova Iorque, servindo for três mandatos. Durante o seu mandato, implementou melhorias importantes para a qualidade de vida dos cidadãos de Nova Iorque. Ao sair da prefeitura, no final de 2013, Bloomberg voltou para a empresa que fundou, e passou também a dedicar mais tempo à filantropia, o que tem sido prioridade durante toda a sua vida. Em 2014, ele foi nomeado enviado especial da ONU para cidades e alterações climáticas e, em 2016, começou a servir como Embaixador Global da Organização Mundial de Saúde (OMS) para doenças não-transmissíveis.
Hoje, a Bloomberg Filantropia possui abordagem inovadora com base em análise de dados voltados para a mudança global, que têm crescido para além de sua experiência como empresário e prefeito. Além de suas inúmeras ações filantrópicas, que são dirigidas para garantir uma vida melhor, mais longa para o maior número de pessoas, Bloomberg aderiu ao The Giving Pledge (Promessa de Doação), um compromisso assumido por parte dos indivíduos e famílias mais ricos do mundo de dedicar a maioria de sua riqueza para a sociedade.
A nomeação de ambos Juiz Moro e Michael Bloomberg foi proposta pelos membros da Câmara de Comércio Brasil-EUA e aprovada, unanimemente, pelo seu Conselho de Administração. Este Conselho é composto por um amplo espectro de empresas líderes brasileiras e americanas, que atuam em ambos os países.
A escolha do Conselho pelo nome do Juiz Moro é um reconhecimento pelo seu julgamento, sua perseverança, e sua coragem em liderar a luta contra a corrupção. Seus esforços conduziram aos padrões éticos e morais mais elevados no ambiente de negócios, que coincidem com os valores defendidos pela Câmara. Sua aplicação do estado de direito tem ajudado a melhorar drasticamente os padrões de governança corporativa no Brasil e contribuiu para restabelecer a credibilidade internacional do país.
A escolha do Sr. Bloomberg é um reconhecimento de seu envolvimento direto e indireto com o Brasil. A empresa que ele fundou, Bloomberg LP, por meio de notícias e pesquisa, promoveu uma compreensão mais ampla sobre o Brasil por parte da comunidade empresarial global. A Bloomberg Filantropia, por sua vez, apóia uma série de iniciativas importantes para melhorar a qualidade de vida em todo o mundo. Crescimento ambientalmente sustentável em grandes cidades; crescimento de populações de peixes; redução de acidentes fatais em estradas e rodovias; e melhora da saúde pública são algumas das iniciativas globais apoiadas pelo seu trabalho de filantropia, no qual o Brasil está incluído.
Juiz Sergio Moro e Michael Bloomberg serão homenageados durante jantar de Gala no Prêmio Personalidade do Ano 2018, que será realizado no dia 15 de maio, no Museu de História Natural, em Nova Iorque. Mais de 800 líderes da comunidade empresarial, financeira e diplomática internacional reúnem-se em Nova York, todos os anos, para homenagear os premiados neste gala tradicional.