Microsoft está estudando reforma multibilionária em sua sede, dizem fontes

Por Hui-yong Yu e Dina Bass.

A Microsoft Corp. está pensando em fazer uma reforma multibilionária em seu campus no subúrbio de Seattle, a fim de fomentar uma colaboração maior entre os funcionários e atrair jovens engenheiros, de acordo com pessoas com conhecimento dos planos.

A gigante de software contratou a firma de arquitetura Skidmore, Owings Merrill LLP como parte da iniciativa em seus escritórios de Redmond, em Washington, disseram as fontes, que pediram anonimato porque os planos não são públicos. A Skidmore Owings projetou o Burj Khalifa de Dubai, o edifício mais alto do mundo, e está ajudando a Microsoft na reforma de seu campus muito menor em Mountain View, na Califórnia.

A Microsoft ainda não decidiu se vai seguir adiante com a renovação em Redmond, disse uma das fontes.

“Trabalhamos continuamente nos planos do campus da Microsoft para antecipar as necessidades futuras”, disse a companhia em um comunicado. Um representante do escritório da Skidmore Owings em São Francisco não deu retorno aos telefonemas e e-mails em busca de comentários.

As potenciais atualizações visariam abandonar os escritórios privados e adotar espaços de trabalho mais abertos, preferidos pelas empresas de tecnologia atuais, disseram as pessoas. A Microsoft está em Redmond desde pouco antes de abrir seu capital em 1986, uma época em que campi suburbanos estavam em voga. A empresa agora ocupa cerca de 80 edifícios em aproximadamente 202 hectares.

A empresa é dona da maior parte do campus, que fica cerca de 21 quilômetros a leste do centro de Seattle. Alguns edifícios já foram reformados para substituir os escritórios particulares por ambientes de trabalho abertos.

Restaurantes e apartamentos

Uma reforma mais abrangente incluiria novas edificações e a reformulação dos edifícios existentes, de acordo com as fontes. Ela poderia acrescentar instalações como restaurantes, espaços comerciais e obras de arte públicas, além de apartamentos para hospedar funcionários e estagiários visitantes, disseram.

Muitas empresas de tecnologia optaram por comprar, construir ou alugar escritórios no centro de cidades ou em regiões próximas para atrair os trabalhadores da geração Y, que preferem um estilo de vida mais urbano. A Microsoft quer aproveitar ao máximo sua localização suburbana, utilizando mais suas áreas exteriores, disseram as fontes.

“As preferências dos funcionários mudaram”, disse Matt Griffin, sócio administrativo da Pine Street Group LLC, uma incorporadora comercial de Seattle. “Há 30 anos, eles queriam estar em um campus universitário. Se a Microsoft acha que está perdendo funcionários, ela poderia tentar tornar o campus mais urbano”.

O campus de Redmond é separado em ala oeste e ala leste pela rodovia federal Rota 520. A Microsoft concordou em ajudar a pagar uma nova passarela e uma ciclovia para atravessar a rodovia. Os planos que agora estão sendo analisados poderiam abranger uma área maior, na forma de um estacionamento ou de edifícios, disseram as pessoas.

Uma nova estação de VLT também está sendo construída em um centro de trânsito no campus, no bairro de Overlake de Redmond. O início da construção está programado para o ano que vem e a abertura está prevista para 2023. A nova estação teria o nome de Redmond Technology Center Station (Estação Central de Tecnologia de Redmond) e incluiria mais vagas de estacionamento e instalações cobertas para bicicletas.

Para ter acesso a notícias em tempo real entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.
 

Agende uma demo.