Minério de ferro enfrentará volatilidade extrema por alguns anos

Por Rebecca Keenan.

Os mercados de minério de ferro terão um caminho muito irregular nos próximos anos, marcado por oscilações significativas de preço em meio à reestruturação da indústria siderúrgica da China, segundo a desenvolvedora de uma mina de US$ 3,7 bilhões planejada para a Austrália.

“A volatilidade extrema será uma característica do mercado por pelo menos um ou dois anos”, disse Andrew Stocks, diretor-gerente da Iron Road, que tem como parceira no projeto de mina, porto e ferrovia a China Railway Group, a segunda maior construtora de infraestrutura do mundo.

“Não devemos ter medo disso, simplesmente é assim.”

O minério de ferro passou de bear market para bull market em três meses, recuperando-se da mínima anual de US$ 53,36 por tonelada registrada no mês passado com um aumento impulsionado pela ampliação das aquisições por usinas da China para reabastecer estoques, sendo que o minério de qualidade superior está em demanda. Essa volatilidade é o resultado da transição do mercado chinês para uma fase de produção mais limpa e enxuta, segundo Stocks, que projeta preços médios de cerca de US$ 70 por tonelada a longo prazo.

“Há uma quantidade considerável de minério de ferro pelo mundo”, disse ele em entrevista, em 29 de junho. Esse excesso de oferta gerou estoques recorde nos portos e usinas que poderão demorar um ano para voltar a um nível razoável, disse ele.

Na semana passada, a BHP Billiton disse esperar a suavização da volatilidade recente. A adição de oferta de baixo custo das rivais, incluindo o projeto S11D da Vale, provocará menos choques curtos e acentuados no preço, disse a mineradora. O Goldman Sachs afirma que os preços se dirigem para baixo e o Citigroup prevê queda de volta à casa dos US$ 40.

O minério com 62 por cento de teor ferroso entregue em Qingdao subiu cerca de 20 por cento em relação ao menor patamar do ano, registrado no mês passado, e é negociado perto do nível mais elevado visto desde o início de maio. Os preços estavam em US$ 64,29 a tonelada na segunda-feira, segundo a Metal Bulletin.

A Iron Road está negociando com o Banco de Desenvolvimento da China, com o Industrial and Commercial Bank of China e com o China Construction Bank o fornecimento de até US$ 3 bilhões em financiamento para o projeto, que produzirá cerca de 20 milhões de toneladas por ano de concentrado de ferro, um produto de qualidade superior, por pelo menos 25 anos. A decisão pode ser tomada em seis a nove meses, disse Stocks.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.