Moedas de países emergentes caem e incerteza do Fed se reflete nas ações

Por Maria Levitov.

As moedas de mercados emergentes caíram para um mínimo histórico e as ações declinaram enquanto os investidores estavam às voltas com a perspectiva de taxas de juros mais altas nos EUA. O ringgit da Malásia despencou para seu menor valor em 17 anos e um atentado na Turquia fez com que a lira afundasse para um valor mínimo recorde.

Um indicador que acompanha 20 moedas de países em desenvolvimento caiu pelo quinto dia consecutivo, perdendo 0,4 por cento e atingindo um recorde, já que o ringgit se depreciou 1,6 por cento e a lira chegou a recuar 1,2 por cento, para 3,0465 por dólar. Os investidores têm abandonado ativos mais arriscados desde que a desvalorização inesperada da China há quase um mês piorou a perspectiva para o comércio com a segunda maior economia do mundo e tornou menos provável um aumento das taxas de juros do Federal Reserve (Fed) neste mês.

“O impulso continua fraco antes da reunião do Fed” de 16 e 17 de setembro, disse Martial Godet, diretor de estratégia com ações e derivativos para a Europa e os mercados emergentes do BNP Paribas SA em Paris. Ele recomenda evitar os produtores de energia e de commodities e se focar em Taiwan, na Coreia do Sul, na Polônia e, para os propensos a assumir riscos, na China. “Como a maioria dos mercados já está perdendo dinheiro em 2015, o apetite por riscos é baixo”.

Embora as ações de baixa capitalização em Xangai tenham subido após uma autoridade do Banco Popular da China (PBOC, na sigla em inglês) ter dito que a queda que eliminou US$ 5 trilhões das ações do país estava prestes a terminar, as maiores companhias da China afundaram devido à especulação de que os fundos com garantia estatal tinham parado de comprar. A PT Perusahaan Gas Negara afundou 11 por cento em Jacarta por causa de um plano do governo para reduzir os preços do gás industrial. O Borsa İstanbul 100 Index recuou pelo segundo dia consecutivo porque o presidente Recep Tayyip Erdogan prometeu intensificar a campanha do governo contra separatistas curdos depois que uma bomba colocada no acostamento de uma estrada matou soldados turcos.

Probabilidades

A probabilidade de que o Fed aumente as taxas pela primeira vez desde 2006 neste mês cresceu de 30 por cento na sexta-feira para 34 por cento nesta segunda-feira, depois que dados mostraram que o desemprego nos EUA caiu para seu menor nível desde abril de 2008. A probabilidade era de 48 por cento no dia 10 de agosto, na véspera da desvalorização do yuan.

Os dez indicadores industriais do MSCI Emerging Markets Index caíram na segunda-feira, liderados pelas ações de telecomunicações e saúde. Entre as moedas, o won sul-coreano, a rúpia indiana e a rúpia indonésia se desvalorizaram pelo menos 0,5 por cento.

O petróleo bruto Brent caiu pelo segundo dia consecutivo, o rublo declinou 0,6 por cento devido à especulação de que o Banco da Rússia irá decidir não reduzir as taxas de juros em uma reunião na sexta-feira. A moeda russa perdeu 19 por cento do seu valor nos últimos 90 dias, a maior baixa entre 24 países em desenvolvimento.

O indicador de pequenas empresas chinesas ChiNext subiu 2,1 por cento após atingir seu valor mais baixo em sete meses. As autoridades que compareceram à reunião do G20 na Turquia no fim de semana previram a estabilização da moeda e dos mercados acionários nas próximas semanas. O presidente do PBOC, Zhou Xiaochuan, disse que a intervenção estatal evitou um risco sistêmico e deteve uma queda livre.

A Perusahaan Gas Negara recuou para seu nível mais baixo desde setembro de 2011. A Indonésia planeja reduzir os preços do gás vendido a usuários industriais diminuindo a receita obtida pelo governo com a venda de gás, disse IGN Wiratmaja Puja, diretor-geral do Ministério da Energia.

Para ter acesso a notícias em tempo real entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.
 

Agende uma demo.